Magnatas miram futebol italiano; veja clubes controlados por estrangeiros

Jornais italianos noticiam que o Milan está na mira de magnatas que desejam tirar o clube das mãos de Silvio Berlusconi, que comanda a equipe desde 1986.
Este pode ser o segundo clube da Itália a ficar no controle de empresários estrangeiros, pouco depois de a Iter de Milão, grande rival rossonera, ter 70% de suas ações negociadas com um grupo de empresários encabeçados pelo indonésio Erick Thohir.
Apesar de ser novidade no cenário do Calcio, a compra de clubes de futebol por magnatas estrangeiros já se tornou prática comum na Europa.
A Inglaterra é o país com mais clubes nas mãos de estrangeiros, sendo que Chelsea e Manchester City são os mais conhecidos por este aspecto.
A França também já tem Paris Saint-Germain e Monaco à mercê de bilionários. Clubes de menor expressão da Espanha também já foram vendidos para gente de fora.
Inglaterra
Os casos mais conhecidos são o do Chelsea, adquirido pelo magnata russo Roman Abramovich, e o do Manchester City, comprado pelo xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan.
Mas o que nem todo mundo sabe é que até mesmo o Manchester United, equipe mais bem sucedida do país nas últimas décadas, está nas mãos de estrangeiros. O estado-unidense Malcolm Glazer controla o clube, apesar de protestos feitos pela torcida.
Até mesmo o Liverpool é controlado por um grupo de investimentos, o Fenway Sports Group, que detém também ações do Boston Red Sox, equipe de beisebol dos EUA.
O Arsenal é mantido por uma parceria entre Stan Kroenke, magnata americano, e Alisher Usmanov, russo mais rico do mundo. Já o Tottenham também está nas mãos de um grupo de investidores, encabeçado pelo norte-americano Joe Lewis.
Outros clubes de menor expressão também já chamaram atenção de magnatas. O Fulham, que era controlado por Mohamed Al Fayed, foi vendido no ano passado para o paquistanês naturalizado americano Shahid Khan. O Queens Park Rangers está nas mãos do indiano Lakshmi Mittal.
França
Os três maiores clubes da França hoje são controlados por magnatas bilionários. O ex-tenista catariano Nasser Al-Khelaifi torra alguns milhões de sua fortuna comprando jogadores para o Paris Saint-Germain. Thiago Silva, Lucas e Ibrahimovic já foram seduzidos pelo dinheiro do magnata.
O Monaco é o novo-rico do país. O russo Dmitry Rybolovlev adiquiriu o clube na temporada em que disputava a segunda divisão, torrou alguns milhões para trazer jogadores como Falcao Garcia, e a equipe deve ser vice-campeã francesa nesta temporada.
Até mesmo o Olympique de Marselha é controlada por uma bilionária estrangeira. A russa Margarita Louis-Dreyfuss assumiu os bens de seu marido Robert, falecido em 2009, bem como a fortuna estimada em 6 bilhões de dólares, e é acionista majoritária do clube.
Espanha
Apenas alguns clubes de menor expressão já caíram nas mãos de controladores estrangeiros. O Málaga pertence ao catariano Abdullah Bin Nasser Al-Thani. O mexicano Carlos Slim, considerado o homem mais rico do mundo, é dono do Real Oviedo.
Últimas notícias

WhatsApp caiu? Usuários relatam problemas no aplicativo; entenda

Prefeitura de Maceió amplia combate ao descarte irregular de lixo com sete Ecopontos

Homem contesta paternidade de filho com garota de programa em Arapiraca

Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante ações da PM em Maceió e Murici

Maceió oferece fisioterapia pélvica pelo SUS pela primeira vez no Pam Salgadinho

Colisão entre dois carros deixa uma pessoa morta na divisa entre AL e PE
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
