Com forte influência árabe, Rabat substitui "europeia" Agadir
Sai uma cidade cosmopolita, queridinha dos europeus, entra outra cheia de história, com forte influência árabe. O Mundial de Clubes que será realizado pelo segundo ano consecutivo no Marrocos fez uma substituição nas sedes: em vez de Agadir, a capital Rabat terá a oportunidade de organizar alguns jogos do torneio. A abertura será lá, no renovado estádio Prince Moulay Abdellah, na próxima quarta-feira, às 17h30 (horário de Brasília), quando o Moghreb Ahletic Tetouan enfrentará o Auckland City pela primeira fase da competição.
Enquanto Agadir e Marrakesh (cidade que receberá três jogos do Mundial) são consideradas cosmopolitas, capazes de se integrar bem ao mundo, a capital marroquina tem muito mais influência árabe, desde os monumentos históricos – torres, faróis, muralhas – até as vielas estreitas com vendedores de tapetes e especiarias. Passando, claro, pelos lanches vendidos pelas ruas, com farta carne de cordeiro, pães e salada.
Encontrar pessoas que falem inglês ou espanhol é difícil. A trilha sonora da cidade é pontuada pelo rápido idioma árabe – a maioria também fala francês, presente nas placas e letreiros de lojas.
Apesar de ser a capital marroquina, Rabat é apenas a sexta mais populosa do país (são cerca de 620 mil habitantes). Ainda assim, também tem seus traços de cidade grande: o trânsito nas horas de pico é intenso nas principais vias. Não à toa, o Moghreb Tetouan optou por se concentrar em Skirat, uma cidade a 30 quilômetros.
O futebol, aliás, tem sua importância na cidade. Cartazes anunciando o Mundial de Clubes podem ser visto com frequência – tem propaganda até num trem de superfície que corta algumas ruas da capital. Em campo, o time que faz mais sucesso é o FAR Rabat, equipe do exército marroquino.
O FAR Rabat já conquistou 12 vezes o Campeonato Marroquino, mas está em jejum desde 2008. Continentalmente, já fez bonito: levou a Liga dos Campeões Africanos em 1985 e a Copa das Confederações Africanas em 2005. Entretanto, os próprios torcedores admitem que está difícil competir com o Raja Casablanca.
- O Raja e o Wydad (outra equipe de Casablanca) têm muito mais torcedores. Casablanca é uma das maiores cidades da África, não só do Marrocos, não dá para competir – lamentou o torcedor Mohammed, que também é fã do Barcelona.
A sina do FAR é, no fundo, a mesma de Rabat. É grande, importante, mas, ainda assim, não consegue sair da sombra de outras cidades. O Mundial de Clubes pode ajudar.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
