Independiente Del Valle e Nacional fazem final da Libertadores
Pela primeira vez na história da Taça Libertadores, não há na final representantes de Brasil ou Argentina, as duas maiores forças futebolísticas da América do Sul, nem Olimpia ou Peñarol, maiores campeões fora desses países. Em 2016, a competição terá uma decisão "alternativa". O colombiano Atlético Nacional, campeão em 1989, e equatoriano Independiente del Valle, finalista inédito, duelam nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Medellín, pela sonhada taça contintenal.
Apelidada de "final do Centenário", em referência ao aniversário da Conmebol, a partida decisiva no estádio Atanasio Girardot pode ser símbolo, entre os clubes, de uma "nova ordem" que já ameaça surgir entre os países do continente. Os resultados das últimas duas Copas América e do primeiro terço das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018 apontam que, hoje, equipes de menor tradição conseguem dar muito mais trabalho aos gigantes continentais.
A decisão desta quarta interromperá um domínio de oito anos da dupla Brasil-Argentina, um dos maiores da história da Taça Libertadores. O último campeão não-oriundo desses países foi a LDU, do Equador, em 2008 - e, antes dela, o Once Caldas, da Colômbia, quatro anos antes. Curiosamente, esta será a primeira final entre times colombianos e equatorianos, e também a primeira desde 1991 sem times brasileiros ou argentinos. E para fazer história com este confronto, os dois times tiveram que superar equipes tradicionais.
O Independiente del Valle, que joga a Libertadores apenas pela terceira vez em sua história, tornou-se o que os outros países da América chamam de "Mata Gigantes" durante a campanha surpreendente: conseguiu vitórias sobre os ex-campeões Atlético-MG (fase de grupos), River Plate (oitavas de final) e Boca Juniors (semifinais). Do outro lado, o Atlético Nacional despachou o tricampeão São Paulo nas semifinais e venceu duas vezes o pentacampeão Peñarol na fase de grupos.
Últimas notícias
Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
