Brasil goleia Honduras e garante vaga na decisão do ouro olímpico
A seleção brasileira masculina venceu por 6 a 0 Honduras, nessa quarta-feira (dia 17) à tarde, pelas semifinais do torneio de futebol da Olimpíada Rio 2016. Com o resultado, vai disputar a final, sábado às 17h30, no Maracanã. O outro finalista será decidido na partida entre Nigéria e Alemanha, que começa às 16 horas dessa quarta-feira.
O time olímpico do Brasil ainda não tomou gols na competição. Ou seja, o goleiro Weverton, do Atlético Paranaense, completou 450 minutos sem sofrer gols (5 partidas inteiras).
A seleção olímpica de Honduras, 84ª no ranking da Fifa, é formada basicamente por jogadores que atuam no próprio país. Apenas dois jogam no Exterior: o meia Torres (Real Monarchs-EUA) e o atacante Lozano (Tenerife-ESP). Os quatro principais jogadores da seleção principal de Honduras não vieram para a Rio 2016: Najar (do Anderlecht-BEL), Izaguirre (do Celtic-ESC), Wilson Palacios (do Miami-EUA) e Espinoza (do Kansas-EUA).
O destaque de Honduras é o técnico colombiano Jorge Luis Pinto, que fez sucesso na Copa do Mundo de 2014 com a Costa Rica. Desde então, ele vem usando o mesmo esquema tático 5-4-1.
No Brasil, Micale repetiu a escalação da vitória sobre a Dinamarca e manteve o esquema tático 4-2-3-1 (a linha de três tinha Gabriel, Gabriel Jesus e Luan).
O jogo começou com gol, aos 14 segundos. Neymar aproveitou falha de Johnny Palacios e tocou na saída do goleiro. Foi o gol mais rápido da história da seleção brasileira e também de todas as Olimpíadas.
Depois do gol, Honduras passou a apelar para a violência. O árbitro foi negligente e não puniu a pancadaria. O Brasil não se intimidou e fez mais dois gols no 1º tempo. Aos 25, Luan enfiou e Gabriel Jesus chutou com estilo: 2 a 0. Aos 34, Neymar deu belo passe e Gabriel Jesus marcou 3 a 0.
O segundo tempo não teve a mesma intensidade. Honduras não incomodou e o Brasil fez mais três gols. Aos 5-2º, Marquinhos fez 4 a 0, aproveitando escanteio de Neymar. Aos 33, Luan marcou o 5º do Brasil. Aos 45, Luan sofreu pênalti. Neymar cobrou e fez 6 a 0.
BRASIL 6 x0 HONDURAS
Brasil: Weverton, Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio (Luan Garcia) e Douglas Santos; Walace, Renato Augusto (Rafinha Alcântara), Gabriel, Luan e Gabriel Jesus (Felipe Anderson); Neymar. Técnico: Rogério Micale
Honduras: Luis López; Marcelo Pereira, Jhonatan Paz, Johnny Palacios, Allans Vargas e Brayan García; Rodolfo Espina, Bryan Acosta, Alberth Elis e Romell Quioto; Anthony Lozano. Técnico: Jorge Luis Pinto
Gols: Neymar (1-1º e 46-2º), Gabriel Jesus (25-1º e 34-1º), Marquinhos (5-2º) e Luan (33-2º).