Rodada poderá ter o primeiro clube rebaixado na Série C do Brasileiro
O Guaratinguetá, disparado o pior clube das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, poderá se tornar o primeiro rebaixado em 2016. Há dois cenários para o clube paulista descer para a Série D já nesta rodada. No momento, o Guará acumula seis derrotas seguidas e amarga a lanterna do Grupo B na Série C com apenas quatro pontos, sete a menos do que a vice-lanterna Portuguesa e oito a menos do que o Macaé, primeiro rival fora da zona do descenso.
No primeiro cenário catastrófico para o Guaratinguetá há a vitória do Macaé sobre o Ypiranga no sábado, às 16 horas, no Estádio Cláudio Moacyr, e o tropeço dos próprios paulistas ante o Tombense no domingo, às 11 horas, em Tombos. Assim, o Macaé chegaria a 15 pontos e o Guará, tendo apenas nove para disputar, não alcançaria o rival.
O Guaratinguetá também poderá ser rebaixado se a Portuguesa vencer o líder Guarani na segunda-feira, às 19h30, em Campinas, e o Tricolor perder. Neste cenário, a Lusa chegaria a 14 pontos e o clube do interior ficaria impossibilitado de alcançar a pontuação rival. Nesta situação, o resultado do Macaé não importaria.
A campanha do Guará tem uma vitória em casa, um empate como visitante e 12 derrotas (cinco em casa e sete fora), além de 11 gols a favor e inacreditáveis 43 contra. Aproveitamento de apenas 9,5%. O Guaratinguetá é o clube que menos venceu, que mais perdeu e aquele com a pior defesa.
Sem falar que, fora de casa, o Guaratinguetá ainda não pontuou. E o próximo duelo será justamente na casa do rival Tombense. Pelo menos, o desempenho do Macaé em casa é bem baixo, de 33,3% - são dois triunfos, um empate e quatro derrotas. Já o aproveitamento da Portuguesa longe da torcida não passa de 19%, com uma vitória, um empate e cinco derrotas. Há esperança, mas não por muito tempo.