Congresso debate descumprimento da CBF à Lei do Profut

Uma audiência pública debate nesta terça-feira, no Congresso, em Brasília, o descumprimento por parte da CBF das normas impostas pela Lei do Profut, que passou a vigorar há um ano. O principal ponto de discussão é a não participação de representantes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro nas assembleias administrativas da entidade que comanda o futebol nacional. Dirigentes de Flamengo, São Paulo, Grêmio, Internacional, Ponte Preta, Joinville e Tupi já confirmaram presença na reunião que será realizada pela Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados.
- Essa audiência é um passo a mais diante dos problemas que os clubes estão enfrentando. Houve uma tentativa de diálogo mas a CBF está silenciosa. Mas os clubes não estão sozinhos e vamos entrar nessa briga – afirmou o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), relator do Profut em sua tramitação pelo Congresso, no ano passado, e que foi o autor da solicitação para a realização da audiência pública ao lado do deputado César Halum (PRB-TO).
Há dois meses, cerca de 30 dirigentes de clubes das Séries A e B se reuniram em São Paulo para discutirem a iniciativa a ser tomada diante da impossibilidade de participarem das assembleias da CBF, conforme prega o Profut. A ação idealizada foi a entrega de uma carta ao presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, que não se manifestou em relação à solicitação. Uma ação judicial não está descartada por parte dos clubes.
Outra exigência do Profut que a CBF não está cumprindo é a de exigir a apresentação da Certidão Negativa de Débitos (CND) por parte dos clubes para poderem participar de qualquer competição realizada no futebol brasileiro.
- Quando se ofereceu uma oportunidade para tirar o futebol do atoleiro, foi dado aos clubes contrapartidas para se cumprir. É inaceitável que isso não esteja sendo levado a sério – afirmou Leite.
A CBF foi convidada a participar do encontro mas não havia se manifestado até o início da tarde desta segunda-feira. No encontro também é esperada a participação do Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Perrella.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
