Congresso debate descumprimento da CBF à Lei do Profut
Uma audiência pública debate nesta terça-feira, no Congresso, em Brasília, o descumprimento por parte da CBF das normas impostas pela Lei do Profut, que passou a vigorar há um ano. O principal ponto de discussão é a não participação de representantes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro nas assembleias administrativas da entidade que comanda o futebol nacional. Dirigentes de Flamengo, São Paulo, Grêmio, Internacional, Ponte Preta, Joinville e Tupi já confirmaram presença na reunião que será realizada pela Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados.
- Essa audiência é um passo a mais diante dos problemas que os clubes estão enfrentando. Houve uma tentativa de diálogo mas a CBF está silenciosa. Mas os clubes não estão sozinhos e vamos entrar nessa briga – afirmou o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), relator do Profut em sua tramitação pelo Congresso, no ano passado, e que foi o autor da solicitação para a realização da audiência pública ao lado do deputado César Halum (PRB-TO).
Há dois meses, cerca de 30 dirigentes de clubes das Séries A e B se reuniram em São Paulo para discutirem a iniciativa a ser tomada diante da impossibilidade de participarem das assembleias da CBF, conforme prega o Profut. A ação idealizada foi a entrega de uma carta ao presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, que não se manifestou em relação à solicitação. Uma ação judicial não está descartada por parte dos clubes.
Outra exigência do Profut que a CBF não está cumprindo é a de exigir a apresentação da Certidão Negativa de Débitos (CND) por parte dos clubes para poderem participar de qualquer competição realizada no futebol brasileiro.
- Quando se ofereceu uma oportunidade para tirar o futebol do atoleiro, foi dado aos clubes contrapartidas para se cumprir. É inaceitável que isso não esteja sendo levado a sério – afirmou Leite.
A CBF foi convidada a participar do encontro mas não havia se manifestado até o início da tarde desta segunda-feira. No encontro também é esperada a participação do Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Gustavo Perrella.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
