Torcida brasileira vaia jogador que pediu silêncio durante futebol para cegos
O silêncio é importante no futebol para cegos, que tem, como estímulo principal, a audição.
Nos minutos finais do jogo entre Brasil e Irã, válido pela última rodada da fase de grupos do futebol de cinco (para cegos), um dos jogadores da equipe visitante ouviu uma sonora vaia da torcida porque pediu silêncio, com o dedo indicador em frente à boca. O gesto não era por maldade, provocação ou qualquer outro tipo de hostilidade.
É que no futebol para cegos o silêncio é necessidade básica. Os atletas se guiam pelo guizo que há dentro da bola e se a torcida fizer muito barulho durante o jogo, os atletas vão ter dificuldades para encontrá-la no gramado. Até em caso de chuva uma partida pode ser suspensa, já que os pingos farão mais barulho que os guizos.
Porém, o famoso sinal de “cala boca” no futebol convencional foi encarado como provocação à torcida. Geralmente, o jogador que põe o dedo indicador em frente aos lábios e direciona o gesto para a arquibancada recebe de volta a fúria do público.
Pois no final de Brasil x Irã, na manhã desta terça-feira, 13, um iraniano queria cobrar uma falta no seu campo de defesa, mas o barulho das arquibancadas o atrapalhava. A torcida já estava lá satisfeita com o andamento da partida.
O Irã só se defendia e, frequentemente, alguns de seus jogadores jogavam-se ao chão alegando contusão, quando parecia mais catimba para segurar o empate contra o poderoso Brasil, atual tricampeão paraolímpico, invicto na Rio-2016.
Quando o iraniano fez o sinal de silêncio, o público não perdoou. Vaiou com força. Durou alguns segundos, até que o sistema de som fez o favor de ajudar o atleta: “Silêncio, por favor”. Foi aí que a torcida se tocou que não se tratava de provocação, e calou-se.
O jogo terminou 0 a 0. O Brasil, que jogou com time misto, avançou em primeiro no grupo, com duas vitórias e um empate.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
