Clubes jogarão Sul-Americana e Copa do Brasil, e Série A poderá ter G-5
Como já era esperado,com as mudanças na Libertadores e Copa Sul-Americana , o calendário do futebol brasileiro deve passar por mudanças. Nesta quinta-feira, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, explicou as alterações propostas pela Conmebol e quais os impactos no Brasil.
O principal deles recai sobre a Copa do Brasil e o Brasileirão. A promessa é que, a partir de 2017, clubes que disputem as oitavas de final do torneio também possam estar na competição continental. E mais. Caso seja confirmada as vagas a mais na Libertadores - que seriam para a fase prévia -, o Brasileirão pode ter um G-5 ainda neste ano.
As datas para estaduais e regionais não devem ser alteradas. Todas as adequações no calendário brasileiro devem ser divulgadas na semana que vem.
A CBF ainda não soube precisar como seria a distribuição das vagas para a Sul-Americana, que também foi ampliada, mas terá 10 equipes que forem eliminadas na fase prévia e de grupos da Libertadores. A maior competição do continente passaria a ter 42 clubes. As quatro vagas a mais virão dos 10 filiados da Conmebol - mais o o México.
Segundo o diretor de competições da CBF, a final única para a Libertadores ainda divide opiniões e é a alteração proposta pela Conmebol mais incerta. No plano da entidade sul-americana, ela seria disputada no dia 25 de novembro do ano que vem. Manoel Flores também confirmou que, a partir do ano que vem, os clubes brasileiros poderão disputar Sul-Americana e Copa do Brasil ao mesmo tempo.
As decisões sobre a nova distribuição das vagas e confirmação da final única serão feitas apenas na reunião do Comitê Executivo da Conmebol no próximo domingo, em Bogotá. O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, estará no encontro. Reinaldo é também diretor de coordenações da CBF e membro do comitê da entidade sul-americana. Apesar de ainda não ser oficial, as vagas a mais na Libertadores são dadas como certas. O Brasil teria um sexto representante na competição, que viria do Brasileirão. E a vaga iria para a fase prévia.
Novo Calendário
A CBF planeja divulgar o novo calendário até a semana que vem, quando as mudanças na Libertadores forem confirmadas. Manoel Flores já adiantou que a ideia é que a Copa do Brasil tenha o mesmo número de datas e siga com o atual formato, mas seja antecipada. Entretanto, a entidade ainda estudará se o torneio voltará a ser disputado apenas no primeiro semestre. O diretor também reforçou que as duas paralisações no Brasileirão para as eliminatórias, setembro e outubro, não serão retiradas.
A Libertadores passará a ser disputada entre fevereiro e novembro e pode ter final única em campo neutro. A Sul-Americana continuará de junho a dezembro, mas ganhará 10 equipes que foram desclassificadas na primeira fase da Libertadores. Com isso, o maior torneio continental da América do Sul terá 42 semanas e não mais 27, como era até agora. Os vencedores das duas competições ganharão vagas na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte.
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
