Conmebol anuncia uso de árbitro de vídeo na final da Copa Sul-Americana
Os dois jogos da final da Copa Sul-Americana 2017 terão árbitro de vídeo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, durante um evento que está sendo realizado em Bogotá, na Colômbia.
- Acreditamos que seja mais uma aposta da Conmebol a favor da justiça dentro do campo de jogo e do fair play. É mais uma ferramenta para que os árbitros possam fazer muito melhor o seu trabalho - explicou o presidente.
Durante a semana passada, em Luque, no Paraguai, a Conmebol promoveu o primeiro curso de capacitação para os árbitros sul-americanos no que diz respeito à implementação do novo sistema. No total, participaram do evento 20 árbitros e oito assistentes. Outra edição desse curso está marcada para outubro.
Libertadores
Na Libertadores, o uso do árbitro de vídeo está previsto tanto na fase de semifinal quanto na final.
O que é ?
Árbitro de vídeo- É o sistema VAR (Video Assistant Referee, do inglês),
Que lances podem ser analisados pelo árbitro de vídeo?
São quatro os tipos de lances que são analisados pelo VAR, segundo a Fifa. São eles:
Gols: O VAR auxilia o árbitro a determinar se houve alguma infração ou irregularidade no gol. Como o jogo já estará parado, não há impacto no jogo.
Pênaltis: Ao função do VAR é garantir que não houve nenhum erro claro na atribuição (ou não atribuição) do pênalti.
Cartões vermelhos: O VAR irá se certificar que não houve erro claro na expulsão (ou não expulsão) do jogador.
Identidade errada: Caso o árbitro dê cartão amarelo ou expulse o jogador errado ou tem dúvidas sobre o jogador a ser punido. O VAR, assim, irá informar o jogador correto a ser punido, se é o caso.
Não há possibilidade do Árbitro de Vídeo ser utilizado em outros lances, porque iria contra a resolução da Fifa sobre as situações onde se pode usar o sistema.
Como o árbitro de vídeo é acionado?
Tanto o árbitro pode acionar o Árbitro de Vídeo quanto o contrário. Segundo Marcos Marinho, da Comissão de Arbitragem, normalmente será o árbitro de campo que aciona o Árbitro de Vídeo. O procedimento é o seguinte:
Passo 1: O incidente acontece. O árbitro informa o VAR, ou o VAR informa o árbitro que uma decisão ou incidente deve ser revisado.
Passo 2: Revisão e conselho do VAR. O vídeo é revisado pelo VAR, que aconselham o árbitro pelo sistema de comunicação informando o que viram e a sua recomendação.
Passo 3: A decisão é tomada. O árbitro pode decidir revisar ele mesmo o vídeo ao lado do campo antes de tomar a decisão ou aceita a informação dos VAR e toma a ação ou decisão apropriada.
Quantos são os Árbitros de Vídeo em um jogo?
Gerlmente são três profissionais na cabine de vídeo: dois árbitros de vídeo (normalmente árbitros ou ex-árbitros) e um assistente de vídeo (normalmente assistentes ou ex-assistentes, os famosos bandeirinhas). Em alguns casos sõ qutro profissionais.
Os times ou técnicos podem fazer desafios e pedir a utilização do VAR?
Não. O uso do Árbitro de Vídeo será limitado aos quatro tipos de lance citados acima e a aplicação depende da arbitragem. Todos os lances de gol são revisados, por padrão, assim como expulsões e pênaltis. Os jogadores não podem pedir a utilização e em alguns lugares, como na Itália, a orientação dada aos clubes foi que se os jogadores pressionarem o árbitro durante o uso do VAR, serão advertidos com cartão amarelo.