Grêmio x Barcelona-EQU, pelas semifinais da Libertadores, terá árbitro de vídeo
A Arena do Grêmio irá receber, nesta quarta-feira (1), a primeira partida oficial no Brasil com o uso do árbitro de vídeo. Grêmio e Barcelona-EQUDOR fazem o segundo jogo da semifinal da Libertadores - os gaúchos têm vantagem com vitória por 3 a 0 no Equador. Em entrevista coletiva, a Conmebol apresentou o sistema elaborado pela Fifa e suas funções. Para o presidente da Comissão de Árbitros da entidade, o brasileiro Wilson Seneme, o momento é "histórico" para o país.
O VAR (sigla em inglês de árbitro assistente de vídeo) já foi utilizado na partida em Guayaquil e também na outra semifinal entre River Plate e Lanús, mas não precisou definir nenhum lance polêmico. Esse inclusive é o principal objetivo do equipamento: "mínima interferência, máximo benefício", conforme expressa o material divulgado pela Conmebol. Segundo Seneme, apenas "erros claros" serão levados à análise de vídeo.
Ao lado do ex-árbitro brasileiro e do argentino Héctor Baldassi, também membro da Comissão de Árbitros da Conmebol, o português Nuno Pereira representou a empresa encarregada de toda a aparelhagem técnica do sistema. A companhia usa imagens da transmissão oficial e disponibiliza técnicos para manipulação dos lances duvidosos aos árbitros de vídeo. Por enquanto, as jogadas em dúvida não serão mostradas no telão dos estádios, mas a possibilidade existe para o futuro.
Por fatores técnicos e de isenção, a sala de monitoramento será instalada em um contêiner no pátio da Arena do Grêmio. Além de receber o sinal das televisões com maior facilidade, há o cuidado para que o ambiente da partida não afete as decisões em vídeo. Por isso, a estrutura não está em uma cabine do estádio, explica Pereira.
Grêmio e Barcelona-EQUADOR se enfrentam às 20h45 ( horário do Nordeste) desta quarta-feira, em Porto Alegre, com arbitragem de trio chileno: Roberto Tobar apita a partida, auxiliado por Carlos Astroza e Christian Schieman. Como venceu o duelo de idar por 3 a 0, o time gaúcho pode perder por até dois gols de diferença que se classifica à decisão.
Últimas notícias
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
