Grêmio x Barcelona-EQU, pelas semifinais da Libertadores, terá árbitro de vídeo

A Arena do Grêmio irá receber, nesta quarta-feira (1), a primeira partida oficial no Brasil com o uso do árbitro de vídeo. Grêmio e Barcelona-EQUDOR fazem o segundo jogo da semifinal da Libertadores - os gaúchos têm vantagem com vitória por 3 a 0 no Equador. Em entrevista coletiva, a Conmebol apresentou o sistema elaborado pela Fifa e suas funções. Para o presidente da Comissão de Árbitros da entidade, o brasileiro Wilson Seneme, o momento é "histórico" para o país.
O VAR (sigla em inglês de árbitro assistente de vídeo) já foi utilizado na partida em Guayaquil e também na outra semifinal entre River Plate e Lanús, mas não precisou definir nenhum lance polêmico. Esse inclusive é o principal objetivo do equipamento: "mínima interferência, máximo benefício", conforme expressa o material divulgado pela Conmebol. Segundo Seneme, apenas "erros claros" serão levados à análise de vídeo.
Ao lado do ex-árbitro brasileiro e do argentino Héctor Baldassi, também membro da Comissão de Árbitros da Conmebol, o português Nuno Pereira representou a empresa encarregada de toda a aparelhagem técnica do sistema. A companhia usa imagens da transmissão oficial e disponibiliza técnicos para manipulação dos lances duvidosos aos árbitros de vídeo. Por enquanto, as jogadas em dúvida não serão mostradas no telão dos estádios, mas a possibilidade existe para o futuro.
Por fatores técnicos e de isenção, a sala de monitoramento será instalada em um contêiner no pátio da Arena do Grêmio. Além de receber o sinal das televisões com maior facilidade, há o cuidado para que o ambiente da partida não afete as decisões em vídeo. Por isso, a estrutura não está em uma cabine do estádio, explica Pereira.
Grêmio e Barcelona-EQUADOR se enfrentam às 20h45 ( horário do Nordeste) desta quarta-feira, em Porto Alegre, com arbitragem de trio chileno: Roberto Tobar apita a partida, auxiliado por Carlos Astroza e Christian Schieman. Como venceu o duelo de idar por 3 a 0, o time gaúcho pode perder por até dois gols de diferença que se classifica à decisão.
Últimas notícias

Governador em exercício recebe representantes sindicais no Palácio República dos Palmares

Adolescente com 'ossos de vidro' morre, aos 15 anos, em Feira de Santana

Questionado sobre jogos, Rico Melquiades cita uso de Bolsa Família para cachaça

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos

Corpo de Bombeiros inicia negociação com os Correios para envio da Taxa de Bombeiros

Gerente demitido após crítica de padre Fábio de Melo: 'País te massacrando'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
