Outros Esportes

Bortoleto chora ao falar com torcedores após o GP de São Paulo

Bortoleto bateu na corrida sprint, no sábado (8/11), e precisou abandonar a corrida, no domingo (9/11), em sua estreia em Interlagos

Por Metrópoles 09/11/2025 18h06
Bortoleto chora ao falar com torcedores após o GP de São Paulo
Esta foi a primeira corrida de Gabriel Bortoleto em casa na Fórmula 1 - Foto: Sam Pancher/Metrópoles

Gabriel Bortoleto teve um fim de semana dramático no GP de São Paulo de Fórmula 1. Ainda no sábado (8/11), na disputa da sprint, o brasileiro bateu o carro em acidente assustador e ficou de fora das classificatórias para a prova principal. No domingo (9/11), o piloto da sauber colidiu ainda na primeira volta e abandonou a ccorida. Ao final do dia em Interlagos, Bortoleto cumprimentou torcedores visivelmente emocionado e não conseguiu conter o choro.

Esta foi a primeira corrida de Gabriel Bortoleto em casa na Fórmula 1. Mas esta não é a primeira vez que um piloto brasileiro deixou de pontuar na estreia no Brasil. O mesmo aconteceu com Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa.

O único a ter um grande triunfo em sua estreia no GP São Paulo, na época chamado GP Brasil, foi Emerson Fittipaldi, em 1973, quando corria pela John Player Team Lotus. Na ocasião, o piloto venceu a prova – resultado que ele repetiu no ano seguinte, em 1974. A partir de então, mais nenhum brasileiro pontuou na estreia em Interlagos.

Retrospecto de pilotos brasileiros na estreia em Interlagos

Assim como Bortoleto, Piquet abandonou a primeira prova da qual participou no circuito paulista, em 1979, após tocar em um carro adversário.
Senna, que estreou em corridas brasileiras em 1984, quando as etapas ainda eram realizadas no Rio de Janeiro, no circuito de Jacarepaguá, também abandonou a prova. Ele dirigia pela Toleman e o carro parou de repente.
O ídolo do automobilismo brasileiro correu pela primeira vez em Interlagos em 1990. Naquele ano, ele também sofreu um toque de um adversário e precisou trocar o bico do carro, o que o levou para o fim do grid.
Senna, no entanto, conseguiu voltar para a prova e fez uma corrida de recuperação, terminando em 3º lugar.
Além de Piquet e Senna, Barrichello também abandonou a primeira corrida que fez em Interlagos, em 1993, após uma pane no câmbio do carro da Jardon, equipe da qual era piloto.
Massa estreou no circuito em 2002 pela Sauber, mesma equipe pela qual Gabriel corre hoje. Na ocasião, ele foi atingido por outro carro, rodou e precisou abandonar a prova.