Alagoas

Projeto Farmácia Viva da Uneal estará no 5º CBEU, em Porto Alegre

 Foram aprovados dois projetos  do curso de Ciências Biológicas 

Por Assessoria 03/11/2011 07h07
O professor da Universidade Estadual de Alagoas Rubens Pessoa teve dois artigos aceitos para apresentação no 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária que acontece de 08 a 11 de novembro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os trabalhos estão relacionados às atividades desenvolvidas no projeto Farmácia Viva.

Os trabalhos aprovados foram “A utilização de garrafas pet para a apreensão de moscas em uma escola municipal: uma atividade de extensão” e “Farmácia Viva e a horta na escola: espaços de interação e formação na extensão universitária”.

Projeto Farmácia Viva: Abrangendo as áreas de pesquisa e extensão, o projeto Farmácia Viva, vinculado ao Grupo de Estudos Ambientais e Etnobiológicos, está em curso desde 2008, sob a coordenação do professor Rubens Pessoa e com a colaboração de 13 alunos do curso de Ciências Biológicas do Campus I da Uneal, em Arapiraca.

O foco do projeto é a implantação de hortas medicinais em escolas da rede pública na cidade de Arapiraca. Atualmente, são desenvolvidas atividades de extensão na Escola Municipal Divaldo Suruagy e na Escola Estadual Quintella Cavalcante. Mas outras escolas têm procurado a coordenação do projeto para solicitar a implantação de hortas, em virtude do sucesso alcançado nas unidades onde o projeto funciona.

Nas hortas medicinais, os estudantes das escolas públicas passam a ter contato mais direto não somente com as plantas, mas também com todas as etapas do processo de plantio e pesquisa dos efeitos destas, por meio de cursos de formação ministrados, a cada 15 dias, por alunos da Uneal. Na formação, tanto alunos quanto professores aprendem sobre cultivo de horta medicinal, preparo e uso de fitoterápicos, manejo do solo, entre outros assuntos ligados ao tema.

Os alunos das escolas públicas também têm a oportunidade de conhecer a estufa do projeto “Farmácia Viva”, instalada nas dependências do Campus I, onde são produzidas mudas de ervas medicinais.


"A implantação do Projeto Farmácia Viva nas escolas da rede pública de ensino é de uma importância imensurável para os estudantes da Universidade, por que é uma oportunidade para o futuro docente r aperfeiçoar as questões didáticas e pedagógicas adquiridas durante a graduação”, destacou o estudante de Ciências Biológicas da Uneal e monitor do projeto, Jhonatan David Santos das Neves.