Alagoas

Deputado doa consultório odontológico para presídio de Arapiraca

A doação atende a um pleito antigo de toda a comunidade prisional

02/04/2012 08h08
Deputado doa consultório odontológico para presídio de Arapiraca
Na semana passada, o Presídio Desembargador Luiz Oliveira de Souza (PDLOS), em Arapiraca, foi contemplado com um moderno consultório odontológico, doado pelo deputado estadual Severino Pessoa (PPS). A doação atende a um pleito antigo de toda a comunidade prisional, uma vez que os reeducandos não tinham acesso a procedimentos odontológicos há quase dois anos, devido a falta de equipamentos adequados.

O centro odontológico do presídio foi reativado, oficialmente, na manhã deste sábado (31), quando aconteceu o primeiro Mutirão da Saúde do PDLOS, fruto de uma parceria firmada entre a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) e a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o dia foram realizados dezenas de atendimentos odontológicos, a exemplo de restaurações, limpezas e outros procedimentos clínicos. Os atendimentos contemplaram tanto os reeducandos como também seus familiares. “A comunidade prisional estava necessitando deste tipo de atendimento. A maior queixa dos reeducandos são as dores de dente, que desaparecem temporariamente após a ingestão de analgésicos. Agora com esse novo consultório odontológico, todos terão acesso à tratamentos mais precisos”, frisou o diretor-administrativo do PDLOS, Rodrigo de Lima e Silva.

Para a odontóloga Sinielza Lira Pessoa, o novo consultório representa o sentimento de humanidade ao próximo. “Essas pessoas estão aqui apenas pagando pelos seus crimes, mas são seres humanos como outro qualquer. Agradeço a atitude do deputado Severino Pessoa, que contribuiu de forma importante para a reativação do centro odontológico e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, frisou a odontóloga.

MUTIRÃO – Durante o Mutirão da Saúde foram beneficiados cerca de 200 reeducandos e seus familiares. Na oportunidade foram realizadas consultas médicas, exames clínicos e os pacientes também receberam vacinas contra Hepatite B e DT e consultas com psicóloga e assistente social. Cerca de 20 profissionais da saúde foram mobilizados para esta ação.