Alagoas

Casal vai tamponar esgotos que poluem área do emissário submarino

<br />

Por Assessoria 14/04/2012 11h11
Casal vai tamponar esgotos que poluem área do emissário submarino
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai tamponar as ligações de esgoto que estão poluindo a área do emissário submarino de Maceió. Os imóveis causadores dessa situação e que estão situados no entorno do emissário terão até o dia 30 deste mês para resolver o problema. A empresa se prontificou a atender os responsáveis pelos imóveis, no sentido de encontrar alternativas para a destinação dos esgotos, recomendando que procurem a Unidade de Negócio Jaraguá (térreo do prédio do antigo Produban, na Rua do Comércio).

De acordo com levantamento feito pela Casal, cerca de 50 imóveis localizados nas proximidades do emissário estão despejando esgotos na galeria de águas pluviais que chegam ao emissário e acabam poluindo o terreno dessa unidade, bem como a praia do Sobral.

Todos os focos de poluição existentes na área do emissário são decorrentes desses esgotos clandestinos jogados na galeria da águas pluviais e que põem em risco a saúde das pessoas que trabalham no emissário e também das que residem nas proximidades, principalmente as crianças. Por isso, a Casal é pressionada tanto pela prefeitura quanto pelo Ministério Público para resolver o problema.

“Vamos limpar toda a área, retirar todos os pontos de poluição e tornar o terreno apto a receber benfeitorias que possam ser revertidas em benefício da própria comunidade do entorno do emissário”, afirmou o presidente da Casal, Álvaro Menezes.

Ele disse que, na próxima semana, a Casal vai fazer uma comunicação casa-a-casa, mostrando a necessidade de se dar uma destinação apropriada aos esgotos gerados pelos imóveis. Nesse comunicado, a empresa se coloca à disposição para contribuir com a solução do problema. “Caso até o dia 30 os proprietários ou responsáveis pelos imóveis poluidores não deem destinação adequada aos esgotos, então a Casal não terá outra alternativa a não ser tamponá-los”, enfatizou Menezes.