Economia

Milho-braquiária, um consórcio que ajuda na renda da pecuária

O cons&oacute;rcio atendeu a necessidade de intensificar e diversificar os cultivos<br />

Por NR 30/06/2012 08h08
Atualmente é possível produzir três safras agrícolas por ano. Esse processo, entretanto, só é possível com o ajuste de sistemas produtivos manejados em Sistema Plantio Direto. Exemplo disso é a integração lavoura-pecuária, que associa produção de grãos com produção animal em uma mesma área, gerando renda e promovendo preservação ambiental. E entre as opções do sistema está o consócio milho-braquiária, viável economicamente e adaptado ao sistema produtivo da agropecuária.

O consórcio milho-braquiária atendeu a necessidade de intensificar e diversificar os cultivos, eliminando o período da entressafra, que deixava um vazio desde a colheita do milho até a formação da pastagem no outono, e também permitiu manter o solo coberto ao longo do ano e reduzir a compactação, através do intenso e profundo sistema radicular da braquiária. “Esse arranjo de culturas vai permitir três safras em um único ano agrícola, um sistema que otimiza a circulação de renda na propriedade, produzindo palha com quantidade, qualidade e na frequência que o solo exige. A rotação e a cobertura permanente ainda promovem melhoria biológica, física e química do solo”, explica o pesquisador José Eloir Denardin.

No consórcio a colheita de milho, na forma de silagem ou na forma de grão, acontece quatro a cinco meses antes da época de semeadura da safra de inverno. Da mesma forma, a braquiária semeada na entrelinha do milho produz pastagem de qualidade e custo baixo. A braquiária está disponível logo após a colheita do milho, época de escassez de alimento animal. O pasto gerado pela braquiária nesse período é abundante e pode se prolongar até o início de um novo ciclo.