Justiça

"Não vamos censurar", diz ministro da Justiça sobre filme "Ted"

  "Mesmo se a legislação brasileira permitisse a censura, somos totalmente opostos a isso"

Por Época 26/09/2012 22h10
'Não vamos censurar', diz ministro da Justiça sobre filme 'Ted'
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quarta-feira (26) que o governo não censurará de nenhuma maneira o filme Ted, de Seth MacFarlane (criador da série de televisão Family Guy e co-criador de American Dad), que estreou na última sexta-feira (21) no Brasil. "Mesmo se a legislação brasileira permitisse a censura, somos totalmente opostos a isso", disse Cardozo a jornalistas.

A afirmação do ministro veio depois de o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) ter anunciado que iria recorrer aos ministérios da Justiça e da Cultura para que suspendessem a exibição do filme. Protógenes chamou Ted de "um filme agressivo", por mostrar um urso de pelúcia que fuma maconha e bebe cerveja.

"Fui ao cinema com meu filho de 11 anos e fiquei indignado com esse personagem, que não só não estuda nem trabalha, mas também consome drogas", disse nesta terça-feira (25) o deputado. Nos cinemas do país, a produção é proibida para menores de 16 anos desacompanhados dos pais.
"Fiquei chocado e indignado com esse filme. Ele passa a mensagem de que quem consome drogas, não trabalha e não estuda é feliz", afirmou Protógenes. "Não poderia ser liberado nem para 16 nem para 18 anos. Não pode ser liberado para idade nenhuma. Não deve ser veiculado em cinemas".

No entanto, segundo Cardozo, o governo "não pode censurar nada" e, no caso do cinema, simplesmente se dedica a estabelecer os limites de idade para cada filme. "Se alguém acredita que a idade recomendada para este filme não é a adequada, pode recorrer às autoridades", disse Cardozo.