Alagoas

Renan promete barrar projeto contra liberdade de imprensa

&nbsp;Senador defende partilha dos royalties e contraia Rede Globo<br />

31/01/2013 07h07
Renan promete barrar projeto contra liberdade de imprensa
Por Mozart Luna

O senador Renan Calheiros se comprometeu que se assumir a presidência do Senado vai barrar qualquer tipo de proposta cerceamento da liberdade de imprensa. O compromisso faz parte de sua plataforma de trabalho, que será apresentada hoje quando será indicado pelas lideranças para ser presidente da Casa.

Em sua plataforma de trabalho, Renan Calheiros pretende modernizar o acesso às informações do Senado, além de implantar uma secretária da transparência que dá um tom progressista ao Senado Federal. A intenção do senador alagoano em promover a liberdade de imprensa, não agradou ao governo Dilma que nos bastidores elaborar projetos de controle dos veículos de comunicação e limita a liberdade de expressão. A presidente tem uma formação de esquerda radical, simpatizando da ditadura do proletariado, bem ao estilo stalinista.

Desde que iniciou nos corredores sua campanha de volta a presidência do Senado, com essas propostas que o parlamentar alagoano vem sofrendo constantes ataques que começaram com as declarações do procurador geral da República, Roberto Gurgel, que recebeu a denuncia contra Calheiros, em novembro do ano passado, mas somente agora resolveu apresentá-la, às vésperas da eleição no Senado.

A Rede Globo de televisão também tem direcionado sua pauta contra Renan Calheiros, simplesmente porque o senador alagoano é favorável à partilha dos royalties gerados pela exploração de gás e óleo. O projeto obriga estados como o Rio de Janeiro – sede da Venus Platinada - a dividir um pouco do que recebem dessa atividade, com outras unidade da federação mais pobres. Um movimento iniciado em terras cariocas foi iniciado, contra o nordestino Renan Calheiros, talvez para gerar pauta, já que as denuncias do procurador Roberto Gurgel não são consistentes.