Alagoas

Téo Vilela determina mais ações de combate à estiagem

Governo destaca interlocu&ccedil;&atilde;o com movimentos sociais<br />

Por Assessoria 23/07/2013 06h06
Téo Vilela determina mais ações de combate à estiagem
O governador Teotonio Vilela se reuniu nesta segunda-feira (22) com secretários de Estado e com o vice-presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), prefeito Jorge Dantas, para determinar ampliação e fortalecimento de ações de combate aos efeitos da seca em Alagoas.

Teotonio lembrou que as previsões sobre a estiagem no Estado continuam críticas. “Vamos redobrar a atenção, os cuidados, as parcerias e as ações junto aos agricultores e à população do Agreste e do Sertão do Estado, em especial”, afirmou Vilela.

Aos secretários estaduais, o governador disse que continua pessoalmente empenhado em agilizar as ações emergenciais e outras que possam acontecer a curto e médio prazos nas regiões mais atingidas pela seca. “Vamos manter o trabalho e o foco de cada secretaria e órgão do Estado que possa interagir e ajudar nessas ações”, reforçou Teotonio Vilela, informando ao vice-presidente da AMA que o Estado está presente à luta da entidade junto aos municípios mais castigados pela estiagem.

Entre as ações emergenciais já desencadeadas pelo Estado e que serão ampliadas e fortalecidas, estão o Bolsa Estiagem, limpeza de barreiros, distribuição de água dos carros-pipas, cadastro de agricultores no programa Garantia Safra, entrega de bagaço de cana, milho e soja para alimentação animal, além de ações estruturantes, como recuperação de poços e a execução do programa federal Água para Todos, através do qual serão construídas cisternas de placas de 16m³, cisternas calçadão de 52m³, barragens subterrâneas e tanques de pedras/caldeirões.

MST

Também na manhã desta segunda-feira (22), o governador Teotonio Vilela recebeu lideranças do MST, como acontece pelo menos uma vez por mês, para discutir a pauta de melhorias em assentamentos agrários e outros projetos e pleitos do movimento. “Sou neto de agricultores e desde cedo, aprendi a conhecer, a gostar e a respeitar a terra”, disse o governador, numa mesa que contou com os secretários estaduais Claudionor Araújo, (Articulação Social), Dário César (Defesa Social), Josicleide Moura (Educação) e Miguel Antônio, representando a Secretaria de Estado da Agricultura.

O governador disse a José Roberto, coordenador do MST, que o Estado tem na interlocução com o movimento uma política respeitosa e de confiança no trabalho e na causa defendida por suas lideranças. “Queremos manter esse diálogo e essa parceria pela política agrária em Alagoas”, assegurou Teotonio. Segundo Zé Roberto, que considera o governador um “apaixonado pela terra”, os pleitos têm avançado.

Ele ressaltou a importância da conversa direta entre o MST e o governador Teotonio Vilela. “Essas conversas têm dado resultado e muita coisa tem avançado”, disse o líder do MST. A Secretaria de Estado do Gabinete Civil tem conduzido a interlocução permanente entre o governo estadual e os movimentos de sem-terra em Alagoas.