Alagoas

Prefeitura orienta população sobre os malefícios do tabaco

 

Por Assessoria 29/08/2013 17h05
Prefeitura orienta população sobre os malefícios do tabaco
Assessoria
Na manhã desta quinta-feira (29) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no 3° Centro de Saúde do município, localizado no bairro Santa Edwiges, mais uma edição do projeto “Viva Saúde” com o foco voltado a campanha de combate ao tabagismo.

As ações foram realizadas em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Políticas para Mulheres, Meio Ambiente e Saneamento, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Núcleo de Atenção ao Tabagismo (NAT), e os órgãos responsáveis pela saúde da mulher, homem e idoso.

A comunidade contou com os serviços já oferecidos pelo 3° Centro de Saúde, além de encaminhamentos para mamografias e testes de exames de próstata; citologia, rastreio de câncer oral; palestras sobre a cultura de paz; resgate às brincadeiras de crianças; imunização, e atendimento médico.

O grupo IEC (Informação, Educação e Comunicação) conscientizou a população sobre os riscos encontrados pelo consumo de tabaco na vida de cada cidadão, com a peça “Os malefícios do Cigarro”.

“Foram ações importantes, que nos mostraram a valia de combater o fumo. Além disso, minha família e eu tivemos o devido atendimento por parte dos funcionários do 3° Centro. A prefeita Célia Rocha está de parabéns”, destacou a professora Maria do Carmo.

Dia Nacional de Combate ao Tabagismo

Durante toda a semana, a Promoção da Saúde, em parceria com o Núcleo de Atenção ao Tabagismo (NAT) levou aos hospitais de Arapiraca uma campanha de sensibilização contra o uso de tabaco.

As atividades aconteceram nas feiras livres municipais, nas enfermarias e corredores do Hospital Regional de Arapiraca, e nas salas de aula das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a coordenadora da Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, a população vem aos poucos se conscientizando sobre os malefícios ocasionados pelo uso de cigarro.

“Hoje todos já sabem que o consumo do cigarro pode levar a morte. São efeitos que ficam para sempre nas vidas das pessoas”, destacou a coordenadora.

As ações foram elaboradas pelo técnico e coordenador do Núcleo de Atenção ao Tabagismo, Ricardo Leão.