Arapiraca

Reclamando de estrutura, moradores do Brisa do Lago ameaçam realizar novos protestos

Dona de casa incendiada está sem onde morar

Por Redação 31/10/2013 16h04
Reclamando de estrutura, moradores do Brisa do Lago ameaçam realizar novos protestos

Maria Cristina da Silva, de 27 anos, ainda não sabe o que fazer. Dois dias depois de ter tido a casa consumida por um incêndio, na última terça-feira (29), no conjunto Brisa do Lago, em Arapiraca, a dona de casa tem nos olhos as lágrimas de quem perdeu tudo. Sentada ao lado do imóvel destruído pelas chamas, com o filho mais novo de apenas um ano e quatro meses no colo, ela aguarda a chegada de alguém que possa ajudá-la.

Durante a manhã, somente os vizinhos estavam ao lado de Cristina, que tem ainda mais duas crianças, uma de nove e outra de três anos. Ela falou à reportagem do Portal 7Segundos que, desde o incêndio, tem dormido na casa da sogra, mas como o espaço é pequeno, a família tem se amontoado durante a noite. “Só Deus mesmo para me dar forças. ‘Quero não minha casa e não ficar morando de favor”, desabafa.

O líder comunitário, Jonis Cleudston da Silva, explicou que esteve na Prefeitura de Arapiraca para denunciar o risco de incêndio, antes do caso da terça-feira. Ele relatou que foi recebido pelo secretário de Obras e Viação, Moisés Montenegro, que disse que mandaria algum técnico ao local. No entanto, ninguém apareceu.

Instalação elétrica
A principal reclamação, no entanto, diz respeito à falta de informação por parte da empresa que construiu o conjunto, a Engenharq. Os moradores afirmam que as instalações elétricas foram colocadas de forma inadequada e suspeitam que isso esteja provocando os incêndios. Este ano, outra casa do conjunto também pegou fogo.

Na Engenharq, Jonis Cleudston disse que também não obteve nenhuma resposta. “A Engenharq tem que dar assistência durante os cinco anos após a entrega da obra, mas ninguém veio aqui fazer a vistoria. ‘Uma criança já morreu em outro incêndio”, afirmou. “Queremos que a Engenharq venha fazer a vistoria”, enfatizou.

A reportagem do Portal 7Segundos entrou em contato com o escritório da empresa em Arapiraca, por telefone, mas um funcionário avisou que informações só seriam fornecidas pela sede, em Maceió. Na capital, a atendente, por telefone, disse que o engenheiro responsável, identificado como Elisandro, só falaria pessoalmente com a equipe do site.

Protestos
Ainda na terça-feira (29), os moradores do Brisa do Lago, em solidariedade à família de Maria Cristina, realizaram um protesto na AL -115. Eles bloquearam a via com pneus em chamas e galhos de árvores.

Na ocasião, a equipe do 7Segundos conseguiu falar com a Engenharq que informou que as casas são uma parceria da Prefeitura de Arapiraca coma Caixa Econômica e que ela ficou responsável apenas pela construção. A empresa informou, ainda, que um morador ligou avisando sobre o caso.

Hoje (31), a população voltou a realizar um novo protesto para tentar sensibilizar as autoridades. "Se eles (a Engenharq) não vierem, vamos fazer um protesto em fente ao escritório", avisou o líder comunitário.

Relembre o caso: Protesto: Moradores do Brisa do Lago liberam AL-115 após diálogo com PM