Arapiraca

Árvore histórica poderá receber área de contemplação em Arapiraca

Por Redação 28/11/2013 13h01
Árvore histórica poderá receber área de contemplação em Arapiraca
- Foto: Assessoria

Os vereadores querem preservar a árvore que originou o nome do município de Arapiraca, que está localizada na Serra dos Ferreira. O debate surgiu na sessão realizada na última quarta-feira (27).

Durante a sessão, o vereador Josias Albuquerque informou que solicitou ao secretário municipal de meio ambiente, Ivens Barbosa, que fosse revitalizada a área da Serra dos Ferreiras, onde está a árvore Arapiraca, para que as pessoas possam contemplar o local.

A árvore foi tombada na legislação passada, tornando-se patrimônio público e, segundo ele, o local precisa ser revitalizado.

De acordo com o historiador Zezito Guedes, em seu livro, “Arapiraca através dos tempos”, ao chegar à região, Manoel André foi beneficiado pela sombra da árvore situada à margem direita do Riacho Seco, atual Riacho Piauí.

Zezito narra que Manoel André encostou ali seus instrumentos de trabalho e cuidou de preparar a boia, quando usou as seguintes palavras: “Essa Arapiraca por enquanto é minha casa”.

O secretário municipal de meio ambiente, Ivens Barboza, explicou que o vereador solicitou que fosse feita uma área, em torno da árvore, uma espécie de marco, retratando a origem do local, onde as pessoas poderão passear e contemplar o lugar.

No entanto, a árvore está localizada em uma área privada. “Para fazer qualquer coisa terá que invadir o terreno, que é propriedade particular”, disse o secretário.

Ivens acrescentou que a prefeitura está negociando o terreno, mas que a construção do marco não será feita de imediato, pois a prefeitura precisa de autorização do proprietário do terreno. “A administração municipal já entrou em contato com os donos da propriedade”, concluiu o secretário.