Lei Seca: número de prisões cresceu 146% em 2013
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) divulgou nesta quarta-feira (29) um balanço da Operação Lei Seca durante o ano de 2013. As abordagens foram intensificadas durante todo o ano e trouxeram resultados significativos no trânsito em todo o Estado.
De acordo com dados fornecidos pela Coordenadoria Setorial de Segurança do Trânsito (CSST), no ano de 2013 foram abordados 9.589 veículos e 10.012 pessoas foram submetidas ao teste do etilômetro. O órgão recolheu 842 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e 472 veículos. Durante o ano, também foram totalizadas 590 recusas e 142 flagrantes de crimes de trânsito.
Fazendo um comparativo entre o segundo semestre do ano de 2012 e o segundo semestre de 2013, pode-se destacar um aumento de 55% no número de veículos abordados, 16% em infrações aplicadas devido à direção sob influência de álcool, 146% de prisões em flagrante e 12% no recolhimento de CNHs.
Na proporção de infrações, a que está ligada a alcoolemia teve uma redução de 3%, além do aumento de 50% na aplicação de infrações diversas, que no fim resultou o avanço de 25,5% no total de autuações.
Segundo o Coordenador Setorial de Segurança de Trânsito, Emerson Dantas, o aumento no número de prisões em flagrantes cresceu por causa da mudança ocorrida na lei, que permite a prisão do condutor que estiver dirigindo sob efeito de álcool, mesmo ele fazendo a recusa do teste do bafômetro.
A infração é de natureza gravíssima, tendo o veículo apreendido, além da multa de R$ 1.915,40 e apreensão da CNH.
“Quando as operações são executadas, o intuito da equipe que trabalha na fiscalização é mostrar que as abordagens são para a segurança da própria população, evitando acidentes. Com o aumento no número de flagrantes as abordagens também aumentaram”, ressaltou o coordenador.
O art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, é considerado infração gravíssima e em caso de reincidência no período de até 12 meses a multa é aplicada em dobro.
Últimas notícias

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Taquarana

Megaoperação cumpre 80 mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho em Alagoas

Jovem de 18 anos assassinado em assalto em Maceió sonhava em ser jogador de futebol

Cinco pessoas são detidas por uso de entorpecentes em diversos pontos de Palmeira

Suspeito de assaltos é preso por tráfico de drogas na Santa Lúcia

Homem é baleado na cabeça e sobrevive na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
