Lei Seca: número de prisões cresceu 146% em 2013
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) divulgou nesta quarta-feira (29) um balanço da Operação Lei Seca durante o ano de 2013. As abordagens foram intensificadas durante todo o ano e trouxeram resultados significativos no trânsito em todo o Estado.
De acordo com dados fornecidos pela Coordenadoria Setorial de Segurança do Trânsito (CSST), no ano de 2013 foram abordados 9.589 veículos e 10.012 pessoas foram submetidas ao teste do etilômetro. O órgão recolheu 842 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e 472 veículos. Durante o ano, também foram totalizadas 590 recusas e 142 flagrantes de crimes de trânsito.
Fazendo um comparativo entre o segundo semestre do ano de 2012 e o segundo semestre de 2013, pode-se destacar um aumento de 55% no número de veículos abordados, 16% em infrações aplicadas devido à direção sob influência de álcool, 146% de prisões em flagrante e 12% no recolhimento de CNHs.
Na proporção de infrações, a que está ligada a alcoolemia teve uma redução de 3%, além do aumento de 50% na aplicação de infrações diversas, que no fim resultou o avanço de 25,5% no total de autuações.
Segundo o Coordenador Setorial de Segurança de Trânsito, Emerson Dantas, o aumento no número de prisões em flagrantes cresceu por causa da mudança ocorrida na lei, que permite a prisão do condutor que estiver dirigindo sob efeito de álcool, mesmo ele fazendo a recusa do teste do bafômetro.
A infração é de natureza gravíssima, tendo o veículo apreendido, além da multa de R$ 1.915,40 e apreensão da CNH.
“Quando as operações são executadas, o intuito da equipe que trabalha na fiscalização é mostrar que as abordagens são para a segurança da própria população, evitando acidentes. Com o aumento no número de flagrantes as abordagens também aumentaram”, ressaltou o coordenador.
O art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, é considerado infração gravíssima e em caso de reincidência no período de até 12 meses a multa é aplicada em dobro.
Últimas notícias
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Jovem fica ferido após cair de moto no Bosque das Arapiracas
Kel Ferreti apela ao Judiciário para não voltar a ser preso
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
