Serviços do Samu serão acionados por redes sociais

O Estado de Alagoas se prepara para por em prática o novo aplicativo que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) via smartphones e pelo Facebook. O sistema foi lançado oficialmente no último dia 30 de janeiro, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita à feira tecnológica Campus Party Brasil, que ocorre em São Paulo.
O novo sistema começará a ser testado durante o carnaval de Salvador (BA), além da Copa do Mundo, em junho. De acordo com o ministério, a criação do aplicativo, que se conecta ao Facebook e ao serviço de mapa de trânsito colaborativo, Waze, tem como objetivo "diminuir o tempo de espera para cada atendimento realizado, com mais transparência".
Para o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, a iniciativa chega para somar e contribuir com o atual sistema de regulação, que ainda sofre bastante com os altos índices de trotes.
“Nós teremos em breve uma reunião com representantes da Secretaria e do Ministério da Saúde, quando seremos apresentados às funcionalidades do aplicativo. Sem dúvida, é algo que chega para contribuir com o atendimento, tornando-o mais célere e transparente, evitando assim os altos índices de alarmes falsos registrados”, disse.
Ao solicitar o serviço, além de chamar a ambulância mais rapidamente, o usuário poderá visualizar o mapa do trajeto percorrido pela unidade de atendimento até que ela chegue ao local da ocorrência. O aplicativo pode ser acionado pelo site "samuemergencia.com.br", mas, para ser utilizado, exige ter uma conta no Facebook. Ao entrar no endereço, ele pedirá a conexão com a conta da rede social.
Entre as medidas necessárias, também será preciso preencher informações sobre a saúde do usuário como, por exemplo, se ele tem plano de saúde, hipertensão ou diabetes. Os dados serão disponibilizados para a equipe que prestará o socorro. Também é preciso escolher familiares e amigos para serem avisados automaticamente em caso de emergência, ou seja, quando for acionado o serviço do Samu. O chamado também será registrado na página do usuário.
Últimas notícias

Carro fica pendurado em ribanceira após invadir canteiro e bater em árvore no Farol

Homem é esfaqueado pelo amigo da esposa durante briga em Arapiraca

Mulher morde os lábios do marido durante discussão e é espancada por por ele no Vergel

Prefeito Luciano Barbos entrega 25 ruas pavimentadas em área carente da cidade

Cinco farmácias foram interditadas em Arapiraca pela Vigilância Sanitária durante operação

Homem é convidado por desconhecidos para fazer programa e é espancado e roubado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)