Serviços do Samu serão acionados por redes sociais

O Estado de Alagoas se prepara para por em prática o novo aplicativo que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) via smartphones e pelo Facebook. O sistema foi lançado oficialmente no último dia 30 de janeiro, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita à feira tecnológica Campus Party Brasil, que ocorre em São Paulo.
O novo sistema começará a ser testado durante o carnaval de Salvador (BA), além da Copa do Mundo, em junho. De acordo com o ministério, a criação do aplicativo, que se conecta ao Facebook e ao serviço de mapa de trânsito colaborativo, Waze, tem como objetivo "diminuir o tempo de espera para cada atendimento realizado, com mais transparência".
Para o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, a iniciativa chega para somar e contribuir com o atual sistema de regulação, que ainda sofre bastante com os altos índices de trotes.
“Nós teremos em breve uma reunião com representantes da Secretaria e do Ministério da Saúde, quando seremos apresentados às funcionalidades do aplicativo. Sem dúvida, é algo que chega para contribuir com o atendimento, tornando-o mais célere e transparente, evitando assim os altos índices de alarmes falsos registrados”, disse.
Ao solicitar o serviço, além de chamar a ambulância mais rapidamente, o usuário poderá visualizar o mapa do trajeto percorrido pela unidade de atendimento até que ela chegue ao local da ocorrência. O aplicativo pode ser acionado pelo site "samuemergencia.com.br", mas, para ser utilizado, exige ter uma conta no Facebook. Ao entrar no endereço, ele pedirá a conexão com a conta da rede social.
Entre as medidas necessárias, também será preciso preencher informações sobre a saúde do usuário como, por exemplo, se ele tem plano de saúde, hipertensão ou diabetes. Os dados serão disponibilizados para a equipe que prestará o socorro. Também é preciso escolher familiares e amigos para serem avisados automaticamente em caso de emergência, ou seja, quando for acionado o serviço do Samu. O chamado também será registrado na página do usuário.
Últimas notícias

Família denuncia negligência após morte de jovem de 16 anos e do bebê em parto no Hospital Regional de Arapiraca

Cibele Moura lamenta feminicídio e reforça combate à violência contra a mulher no Agosto Lilás

Delegado Leonam propõe debate sobre adoção da progressão parcial no Colégio Tiradentes

Cabo Bebeto critica má gestão de recursos públicos em Alagoas

Eduardo Bolsonaro faz alertas ao comentar novas sanções de Trump

Criadores e “advogado de Moraes” vão ao STF discutir redes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
