Serviços do Samu serão acionados por redes sociais
O Estado de Alagoas se prepara para por em prática o novo aplicativo que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) via smartphones e pelo Facebook. O sistema foi lançado oficialmente no último dia 30 de janeiro, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita à feira tecnológica Campus Party Brasil, que ocorre em São Paulo.
O novo sistema começará a ser testado durante o carnaval de Salvador (BA), além da Copa do Mundo, em junho. De acordo com o ministério, a criação do aplicativo, que se conecta ao Facebook e ao serviço de mapa de trânsito colaborativo, Waze, tem como objetivo "diminuir o tempo de espera para cada atendimento realizado, com mais transparência".
Para o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, a iniciativa chega para somar e contribuir com o atual sistema de regulação, que ainda sofre bastante com os altos índices de trotes.
“Nós teremos em breve uma reunião com representantes da Secretaria e do Ministério da Saúde, quando seremos apresentados às funcionalidades do aplicativo. Sem dúvida, é algo que chega para contribuir com o atendimento, tornando-o mais célere e transparente, evitando assim os altos índices de alarmes falsos registrados”, disse.
Ao solicitar o serviço, além de chamar a ambulância mais rapidamente, o usuário poderá visualizar o mapa do trajeto percorrido pela unidade de atendimento até que ela chegue ao local da ocorrência. O aplicativo pode ser acionado pelo site "samuemergencia.com.br", mas, para ser utilizado, exige ter uma conta no Facebook. Ao entrar no endereço, ele pedirá a conexão com a conta da rede social.
Entre as medidas necessárias, também será preciso preencher informações sobre a saúde do usuário como, por exemplo, se ele tem plano de saúde, hipertensão ou diabetes. Os dados serão disponibilizados para a equipe que prestará o socorro. Também é preciso escolher familiares e amigos para serem avisados automaticamente em caso de emergência, ou seja, quando for acionado o serviço do Samu. O chamado também será registrado na página do usuário.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
