Estado vai firmar parceria com Funai e Sesai no acolhimento a indígenas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), vai atuar em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai/AL) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para levar acolhimento às comunidades com maior incidência de dependência química.
Para alinhar os primeiros passos dessa parceria, o secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, reuniu-se nesta segunda-feira (10) com a representante da Sesai, Genilda Leão, que coordena o Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe (DSEI/AL-SE), e o coordenador regional da Funai/AL, Frederico Vieira Campos.
“Recebemos relatos de abusos de substâncias psicoativas em algumas comunidades indígenas do Estado e, para qualquer ação feita com este público, é imprescindível o trabalho em conjunto com a Funai e a Sesai. Então vamos alinhar as ações de sensibilização, orientação e, se necessário, acolhimento, e ver a melhor forma de proceder este atendimento”, declarou o secretário Adalberon.
Equipes dos Anjos da Paz visitarão comunidades em quatro municípios, indicados pela Funai/AL e pelo DSEI/AL-SE, que também acompanharão a ação: Pariconha, Palmeira dos Índios, Joaquim Gomes e Porto Real do Colégio.
A possibilidade de acolhimento para os indígenas e a parceria entre as três instituições será discutida em reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena, no município de Pariconha, em data a definir. Como lembrou Adalberon, o prefeito do município, Fabiano Ribeiro, já esteve na Sepaz para solicitar a atuação da Secretaria.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente de Políticas sobre Drogas da Sepaz, Luan Gama, a psicóloga de Saúde Mental do DSEI, Regina Juliana Silva, e o assistente técnico da Funai, Amilton Diniz.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
