Oportunidades

Apenas 20% dos jovens têm interesse em trabalhar em pequenas empresas

Por Google com Terra 14/02/2014 10h10
Apenas 20% dos jovens têm interesse em trabalhar em pequenas empresas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), apesar de oferecerem 88,3% dos empregos formais do país, apenas 20% dos jovens têm interesse em trabalhar ou estagiar em pequenas empresas.

O estudo, que foi desenvolvido com 17.819 jovens entre 15 e 26 anos, revela que mais de 50% prefere uma colocação em renomadas e gigantes organizações “Muitos estudantes sonham com altos cargos e salários, por isso almejam atuar em famosas corporações. Não à toa, a escolha por ‘Grande empresa’ foi a mais desejada, com 34,4%, seguida por ‘Multinacionais’, com 24,5%”, explica Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube.

Mas é preciso ficar atento ao focar apenas nesse tipo de empresa para não limitar a oportunidade de estágio e prejudicar a inserção no mundo corporativo. “Estar nessas companhias é realmente bom para o currículo, mas a obsessão por tais vagas pode ocasionar a perda de grandes chances. Afinal, em quantos outros empreendimentos muito bons não seria possível atuar?”, questiona Rafaela.

Em terceiro lugar, ficou “Órgãos públicos”, com 21,06%. Escolha ideal para quem deseja muito aprendizado durante um estágio, pois em repartições públicas o colaborador pode aprender diversas atividades. “É muito bom termos pessoas interessadas em atuar no ramo. Esse tipo de trabalho exige muito empenho, as vagas são boas e existe carência de mão de obra qualificada”, afirma a analista. Fora isso, quem consegue passar nos concursos e se torna efetivo, ainda tem a vantagem da alta remuneração e estabilidade.

As pequenas empresas figuraram como última opção, com 20,01% da preferência dos entrevistados. Mesmo com um bom índice de votantes, 3.564, muitos estudantes desconhecem os benefícios dessas vagas. “Mostrando um bom desempenho, a retenção dos colaboradores é mais viável. Sem falar na competitividade ser bem menor”, enfatiza a especialista. “Começar pela média e pequena empresa prepara para novos desafios. Pense nisso!”, conclui.