Com obra parada, construção de UBS vira ponto de prostituição e consumo de drogas
Um local que deveria ser referência para quatro comunidades da zona rural de Arapiraca, destinando atendimento médico a 2500 pessoas, acabou virando ponto de consumo de drogas e prostituição. Com a obra parada, a Unidade Básica de Saúde João Vicente da Silva, localizada na Vila Aparecida, padece de atenção e os moradores sofrem com a não conclusão da construção, já que precisam ir ao Povoado Genipapo em busca de serviços de saúde.
Há três anos, a antiga unidade – que possuía seis salas – foi desfeita para dar lugar a um espaço maior, com 24 salas. Em 2013, a administração municipal realizou duas visitas às obras, uma em julho e a outra em outubro; nesta última, o secretário de Obras e Viação, Moyses Montenegro, informou que faltava apenas o revestimento e a conclusão da parte elétrica para a finalização da obra. “Com a liberação dos recursos deveremos totalizar a construção num prazo de 60 dias”, afirmou Montenegro, à época.
Apesar da afirmação do secretário, a construção ainda não foi concluída. O prédio, que foi projetado com uma estrutura que prioriza a acessibilidade a pessoas com limitações físicas, virou ponto de prostituição e consumo de drogas, segundo denunciam os moradores.
“As 24 horas do dia fica gente lá dentro bebendo e fumando drogas. Eu mesmo tenho medo dali, é muito perigoso”, afirmou Rogério. Já outra moradora, que preferiu não ter o nome divulgado por questões de segurança, disse que tem medo de denunciar. “As pessoas ficam ali usando drogas e fazendo do lugar um ponto de prostituição. Tenho medo de denunciar porque temo pela minha vida, mas a situação é muito complicada naquele lugar”, relatou.
Funcionários do posto, que agora estão atuando na unidade do Povoado Genipapo, onde funciona de forma provisória a UBS, engrossam as reclamações dos moradores quanto ao consumo de drogas no local e se queixam quanto à distância. “É horrível ter que ir para lá (Genipapo) todos os dias. Os pacientes reclamam, todo mundo está incomodado com essa questão. Há pessoas que não têm dinheiro para pagar o transporte quando precisam de atendimento”, explicou o funcionário.
Com as obras da UBS paradas, os moradores das comunidades de Poço da Pedra, Lagoa d’Água, Vila Aparecida, Baixa do Capim e Minador buscam os serviços de saúde no posto situado no Povoado Genipapo.
Projeto será readequado
Mesmo com o anúncio da Prefeitura de Arapiraca, em outubro do ano passado, de que o atendimento da Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida será ampliado com a instalação do consultório odontológico e o reforço de uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), o secretário Moyses Montenegro revelou que a obra está paralisada para uma readequação de projetos.
Segundo ele, o local está em fase final de processo e deverá ser reiniciado em breve, no entanto, Montenegro não informou que ainda não há data definida para a retomada das obras.