Estudantes criam aplicativo com solução para encontrar casa
Imagine ficar 54 horas tendo que projetar um trabalho – nunca antes feito – com pessoas desconhecidas. Não, isso não é uma edição encurtada de mais um reality show, é o Startup Weekend Arapiraca. Realizado na segunda maior cidade do estado, oito potenciais experts de Alagoas em tecnologia estiveram reunidos e fizeram das dificuldades a mola propulsora para vencer o evento, com o desenvolvimento do aplicativo Boa Moradia.
A proposta do aplicativo é ousada: auxiliar as pessoas, que pretendem mudar de cidade, a encontrar uma casa que esteja de acordo com os seus desejos e necessidades, sem que seja preciso ficar se locomovendo de um local para o outro em busca da melhor opção; apenas tendo em mãos um celular. O público alvo são pessoas que precisam mudar de cidade para estudar ou trabalhar.

Com o objetivo de ser uma mão na roda para milhares de pessoas que precisam mudar de cidade, o aplicativo foi desenvolvido em apenas um fim de semana, durante o Startup Weekend, realizado em Arapiraca entre os dias 4 e 6 de abril. O Startup Weekend é um evento que ocorre em vários lugares do mundo, que conta com o investimento de empresas como Google, Coca-Cola e Amazon. Qualquer pessoa pode se inscrever em três modalidades (Designer, Developer ou Business). Foi a primeira vez que o interior do Nordeste recebeu uma edição do evento.
“Quando apareceu a oportunidade de participar de um evento deste porte que estaria sendo realizado perto da minha casa, prontamente me organizei pra ir”, contou o Web Designer, Designer Gráfico e estudante de Ciência da Computação no campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), João Paulo Ferreira da Silva, 22 anos, responsável parte do design e prototipação do “Boa Moradia”.
Para ele, vencer o Startup foi “surreal”. “São 54h intensas que, como no meu caso, você tem que trabalhar com pessoas que você nunca viu na vida. A gente tem pouco tempo pra descobrir nossas afinidades e trabalhar de forma sistemática. Mas foi uma oportunidade muito legal onde eu pude trabalhar e conhecer pessoas extremamente competentes. É muito gratificante quando, em meio a tantas equipes fortes, sua equipe é escolhida a vencedora”, afirmou,
Em outras edições do evento em Alagoas, já foram revelados talentos na área de Tecnologia da Informação, com trabalhos premiados nacional e internacionalmente, como os aplicativos Hand Talk e CrowdMobi. Seguindo os passos de projetos de sucesso, a equipe do “Boa Moradia” participará do Demo Brasil edição Nordeste, que será realizado em Maceió.
Ao 7Segundos, João Paulo concedeu uma entrevista, que pode ser lida logo abaixo; ele mostra estar bastante seguro e ciente do projeto inovador – e carregado de potencial – que ajudou a desenvolver. Confira:
Quantas pessoas participaram do projeto? Quais os nomes das outras pessoas envolvidas?
A equipe formada no Startup Weekend Arapiraca foi composta por 8 estudantes: eu (João Paulo), responsável pela parte do design e prototipação do app; Judson, Williams e Armando são os desenvolvedores do sistema; Priscylla e Bianca ficam com a parte da gestão; e o Romário e o Everton são as pessoas que ficaram com a parte do marketing.
Como nasceu o projeto?
Então, a ideia do aplicativo foi dos desenvolvedores. O Judson fez uma apresentação de 1 minuto explicando qual seria o objetivo geral. No Startup Weekend a gente pode escolher de qual equipe pode participar e, dentre as 12 que foram selecionadas pela plateia, foi a que me chamou mais atenção.
Qual o custo para a realização do projeto?
Estamos neste exato momento trabalhando em nosso plano de negócio, considerando tudo que precisa ser investido para que o aplicativo possa estar em funcionamento o mais breve possível.
É possível ganhar dinheiro com o aplicativo?
O Boa Moradia é uma ótima vitrine para que proprietários de imóveis possam divulgar suas casas, tanto para a venda quanto para aluguel, uma vez que nossos usuários estarão justamente interessados no que estes proprietários vendem. Nossa rentabilidade está diretamente associada a esta propaganda.
Quais os gastos para colocar em prática o aplicativo? Para quais plataformas digitais ele está disponível?
Teremos uma melhor perspectiva de gastos quando o plano de negócio estiver pronto, daí poderemos avaliar em que devemos investir. A intenção é disponibilizar o app para plataformas mobile como Android e iOS.
Vocês pretendem expandir/divulgar o aplicativo?
A ideia do aplicativo em si é bastante escalável. Quanto mais cidades conseguirmos abordar, melhor para os usuários que terão mais opções na hora de fazer uma pesquisa. Sem dúvida é uma questão que está sim sendo considerada.
Qual o sentimento de ter vencido o Startup Weekend Arapiraca?
Foi tudo muito surreal. São 54h intensas que, como no meu caso, você tem que trabalhar com pessoas que você nunca viu na vida. A gente tem pouco tempo pra descobrir nossas afinidades e trabalhar de forma sistemática. Além disso temos que validar nossa ideia pra não ficar atrás das outras equipes, a pressão em cima de resultados é muito forte. Mas foi uma oportunidade muito legal onde eu pude trabalhar e conhecer pessoas extremamente competentes. É muito gratificante quando, em meio a tantas equipes fortes, sua equipe é escolhida a vencedora.
Qual a expectativa em participar do Demo Brasil edição Nordeste?
Estamos trabalhando duro pra levar nosso melhor pra Maceió. Lá os jurados serão ainda mais criteriosos e qualquer deslize, qualquer informação em falta pode fazer a diferença. Temos que correr bastante pra apresentar resultados, mas estamos confiantes na força da nossa ideia e na força do nosso time. Creio que quem aparecer pra ver o Boa Moradia lá não vai sair decepcionado.
Você espera reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido?
É bom quando as pessoas reconhecem um trabalho seu. Ainda mais dentro de um projeto que pode ter um impacto social grande. Mas o foco é trabalhar para colocar o app à disposição o mais breve possível. Reconhecimento é fruto de um trabalho bem-feito.
Confira a página do projeto na rede social Facebook AQUI.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
