Arapiraca

Estudantes criam aplicativo com solução para encontrar casa

Por Kamylla Lima 16/04/2014 07h07
Estudantes criam aplicativo com solução para encontrar casa
Equipe vencedora - Foto: Divulgação


Imagine ficar 54 horas tendo que projetar um trabalho – nunca antes feito – com pessoas desconhecidas. Não, isso não é uma edição encurtada de mais um reality show, é o Startup Weekend Arapiraca. Realizado na segunda maior cidade do estado, oito potenciais experts de Alagoas em tecnologia estiveram reunidos e fizeram das dificuldades a mola propulsora para vencer o evento, com o desenvolvimento do aplicativo Boa Moradia.

A proposta do aplicativo é ousada: auxiliar as pessoas, que pretendem mudar de cidade, a encontrar uma casa que esteja de acordo com os seus desejos e necessidades, sem que seja preciso ficar se locomovendo de um local para o outro em busca da melhor opção; apenas tendo em mãos um celular. O público alvo são pessoas que precisam mudar de cidade para estudar ou trabalhar.

 

Com o objetivo de ser uma mão na roda para milhares de pessoas que precisam mudar de cidade, o aplicativo foi desenvolvido em apenas um fim de semana, durante o Startup Weekend, realizado em Arapiraca entre os dias 4 e 6 de abril. O Startup Weekend é um evento que ocorre em vários lugares do mundo, que conta com o investimento de empresas como Google, Coca-Cola e Amazon. Qualquer pessoa pode se inscrever em três modalidades (Designer, Developer ou Business). Foi a primeira vez que o interior do Nordeste recebeu uma edição do evento.

“Quando apareceu a oportunidade de participar de um evento deste porte que estaria sendo realizado perto da minha casa, prontamente me organizei pra ir”, contou o Web Designer, Designer Gráfico e estudante de Ciência da Computação no campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), João Paulo Ferreira da Silva, 22 anos, responsável parte do design e prototipação do “Boa Moradia”.

Para ele, vencer o Startup foi “surreal”. “São 54h intensas que, como no meu caso, você tem que trabalhar com pessoas que você nunca viu na vida. A gente tem pouco tempo pra descobrir nossas afinidades e trabalhar de forma sistemática. Mas foi uma oportunidade muito legal onde eu pude trabalhar e conhecer pessoas extremamente competentes. É muito gratificante quando, em meio a tantas equipes fortes, sua equipe é escolhida a vencedora”, afirmou,

Em outras edições do evento em Alagoas, já foram revelados talentos na área de Tecnologia da Informação, com trabalhos premiados nacional e internacionalmente, como os aplicativos Hand Talk e CrowdMobi. Seguindo os passos de projetos de sucesso, a equipe do “Boa Moradia” participará do Demo Brasil edição Nordeste, que será realizado em Maceió.

Ao 7Segundos, João Paulo concedeu uma entrevista, que pode ser lida logo abaixo; ele mostra estar bastante seguro e ciente do projeto inovador – e carregado de potencial – que ajudou a desenvolver. Confira: 

Quantas pessoas participaram do projeto? Quais os nomes das outras pessoas envolvidas?
A equipe formada no Startup Weekend Arapiraca foi composta por 8 estudantes: eu (João Paulo), responsável pela parte do design e prototipação do app; Judson, Williams e Armando são os desenvolvedores do sistema; Priscylla e Bianca ficam com a parte da gestão; e o Romário e o Everton são as pessoas que ficaram com a parte do marketing.

Como nasceu o projeto?
Então, a ideia do aplicativo foi dos desenvolvedores. O Judson fez uma apresentação de 1 minuto explicando qual seria o objetivo geral. No Startup Weekend a gente pode escolher de qual equipe pode participar e, dentre as 12 que foram selecionadas pela plateia, foi a que me chamou mais atenção.

Qual o custo para a realização do projeto?
Estamos neste exato momento trabalhando em nosso plano de negócio, considerando tudo que precisa ser investido para que o aplicativo possa estar em funcionamento o mais breve possível.

É possível ganhar dinheiro com o aplicativo?
O Boa Moradia é uma ótima vitrine para que proprietários de imóveis possam divulgar suas casas, tanto para a venda quanto para aluguel, uma vez que nossos usuários estarão justamente interessados no que estes proprietários vendem. Nossa rentabilidade está diretamente associada a esta propaganda.

Quais os gastos para colocar em prática o aplicativo? Para quais plataformas digitais ele está disponível?
Teremos uma melhor perspectiva de gastos quando o plano de negócio estiver pronto, daí poderemos avaliar em que devemos investir. A intenção é disponibilizar o app para plataformas mobile como Android e iOS.

Vocês pretendem expandir/divulgar o aplicativo?
A ideia do aplicativo em si é bastante escalável. Quanto mais cidades conseguirmos abordar, melhor para os usuários que terão mais opções na hora de fazer uma pesquisa. Sem dúvida é uma questão que está sim sendo considerada.

Qual o sentimento de ter vencido o Startup Weekend Arapiraca?
Foi tudo muito surreal. São 54h intensas que, como no meu caso, você tem que trabalhar com pessoas que você nunca viu na vida. A gente tem pouco tempo pra descobrir nossas afinidades e trabalhar de forma sistemática. Além disso temos que validar nossa ideia pra não ficar atrás das outras equipes, a pressão em cima de resultados é muito forte. Mas foi uma oportunidade muito legal onde eu pude trabalhar e conhecer pessoas extremamente competentes. É muito gratificante quando, em meio a tantas equipes fortes, sua equipe é escolhida a vencedora.

Qual a expectativa em participar do Demo Brasil edição Nordeste?
Estamos trabalhando duro pra levar nosso melhor pra Maceió. Lá os jurados serão ainda mais criteriosos e qualquer deslize, qualquer informação em falta pode fazer a diferença. Temos que correr bastante pra apresentar resultados, mas estamos confiantes na força da nossa ideia e na força do nosso time. Creio que quem aparecer pra ver o Boa Moradia lá não vai sair decepcionado.

Você espera reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido?
É bom quando as pessoas reconhecem um trabalho seu. Ainda mais dentro de um projeto que pode ter um impacto social grande. Mas o foco é trabalhar para colocar o app à disposição o mais breve possível. Reconhecimento é fruto de um trabalho bem-feito.

Confira a página do projeto na rede social Facebook AQUI.