H1N1 pode ser causa da morte de empresária
A Secretária do se Saúde de Alagoas está investigando a causa da morte da empresária Laís Muniz, 25 anos. A Empresária teria viajado recentemente para o estado do Rio Grande do Norte.
Laís foi internada em um hospital de Maceió, e acabou falecendo na última segunda-feira(05). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que está investigando um óbito suspeito de Gripe A (H1N1).Para isso, na última segunda-feira (5), realizou a coleta de material biológico da vítima, a fim de encaminhá-lo para o Laboratório Fiocruz, no Rio de Janeiro, que é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS).
Esclarece que o resultado do exame deve estar pronto em no mínimo 15 dias. Mas enfatiza que, todas as providências foram adotadas para resguardar a integridade dos familiares da vítima. Para isso, cinco pessoas que tiveram contato com a vítima e apresentaram sintomas semelhantes aos da Gripe A foram medicados com o Tamiflu, seguindo protocolo determinado pelo MS.
A Sesau enfatiza a importância de que os alagoanos com perfil preconizado pelo MS procurem os postos de saúde espalhados nos 102 municípios do Estado, a fim de se imunizarem contra a Influenza. Devem servacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, população carcerária e indígena, e portadores de doenças crônicas, desde que devidamente autorizados pelos seus médicos.