Município aprova Lei para a emissão de licenciamento ambiental
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), conseguiu aprovar junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), a Lei Complementar (LC) nº140, de 08 de dezembro de 2011, que autoriza o município a emitir o licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos da capital.
A aprovação é considerada uma importante conquista, talvez a maior reforma institucional até o presente momento da gestão Rui Palmeira, de modo que a partir de agora o Município tem autonomia para a avaliação dos projetos e emissão do licenciamento, que é uma obrigatoriedade para obtenção de investimentos oriundos de bancos e construtoras. Antes, a maioria das financiadoras só aceitava o licenciamento emitido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Em suma, uma reforma institucional desse tipo aumenta a produtividade do Município, considerando a diminuição de tempo na execução dos recursos públicos e da economia a médio e longo prazo, e apresentará significativos ganhos em termos de crescimento econômico. Com a autonomia do Município, a título de ilustração, o licenciamento para uma obra federal, que até então demora entre 30 e 45 dias, será emitido pela Sempma entre 5 e 10 dias.
Para o secretário de Proteção ao Meio Ambiente, Rafael Wong, a aprovação da Lei é um marco não só para Maceió, mas para todo o estado de Alagoas. “Esse êxito só foi possível mediante a autonomia que o prefeito Rui Palmeira dá a todos que compõem a Prefeitura de Maceió. Esse reconhecimento é um estímulo para que continuemos nesse trabalho em equipe em prol da população”, disse ele.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
