Município aprova Lei para a emissão de licenciamento ambiental

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), conseguiu aprovar junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), a Lei Complementar (LC) nº140, de 08 de dezembro de 2011, que autoriza o município a emitir o licenciamento ambiental das atividades e empreendimentos da capital.
A aprovação é considerada uma importante conquista, talvez a maior reforma institucional até o presente momento da gestão Rui Palmeira, de modo que a partir de agora o Município tem autonomia para a avaliação dos projetos e emissão do licenciamento, que é uma obrigatoriedade para obtenção de investimentos oriundos de bancos e construtoras. Antes, a maioria das financiadoras só aceitava o licenciamento emitido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Em suma, uma reforma institucional desse tipo aumenta a produtividade do Município, considerando a diminuição de tempo na execução dos recursos públicos e da economia a médio e longo prazo, e apresentará significativos ganhos em termos de crescimento econômico. Com a autonomia do Município, a título de ilustração, o licenciamento para uma obra federal, que até então demora entre 30 e 45 dias, será emitido pela Sempma entre 5 e 10 dias.
Para o secretário de Proteção ao Meio Ambiente, Rafael Wong, a aprovação da Lei é um marco não só para Maceió, mas para todo o estado de Alagoas. “Esse êxito só foi possível mediante a autonomia que o prefeito Rui Palmeira dá a todos que compõem a Prefeitura de Maceió. Esse reconhecimento é um estímulo para que continuemos nesse trabalho em equipe em prol da população”, disse ele.
Últimas notícias

Polícia Civil apreende grande quantidade de cigarros eletrônicos em operação na capital

Associações de Proteção Patrimonial de todo o estado desembarcam em Arapiraca nesta sexta (08)

Rica de Marré traz coleção inédita com peças de até R$ 60 nesta sexta (8) e sábado (9)

“Só quem vive a realidade policial entende”, diz vereador Thiago Prado após PM ser baleado na cabeça em SP

Justiça mantém condenação de Kel Ferreti por estupro e ressalta medidas cautelares

Prefeitura de Palmeira avança na construção de 300 casas novas no Conjunto Antônio Ribeiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
