Codevasf repovoa ?Pantanal Alagoano? para beneficiar pesca
A várzea da Marituba do Peixe, localizada entre os municípios alagoanos de Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto e Coruripe, terá mais um ponto para repovoamento de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Nessa quarta-feira (7), a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) realizou a inserção de peixes das espécies xira, piau, pacamã e piaba em um novo ponto da várzea próximo aos povoados Marcação, Murici e Ponta da Várzea, ação que irá beneficiar cerca de 300 famílias de pescadores artesanais da região.
Anualmente, a Codevasf já realiza pelo menos um peixamento nas lagoas marginais do povoado Marituba do Peixe, na região da várzea, um importante berçário natural para reprodução de espécies nativas do rio São Francisco, também conhecida como “Pantanal Alagoano”. A região integra a área de proteção ambiental (APA) da Marituba do Peixe e recebe ações da Codevasf dentro do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
O repovoamento atende à solicitação da Associação de Moradores dos Povoados Marcação, Murici e Ponta da Várzea, onde moram diversas famílias de pescadores artesanais. Segundo o presidente da associação, Genildo Gomes, muitos pescadores reclamaram à associação que as lagoas marginais da várzea situadas próximas aos três povoados não possuíam um estoque de peixes grande e variado, se comparadas às lagoas localizadas no povoado Marituba do Peixe, onde anualmente a Codevasf tem realizado peixamentos.
O peixamento foi acompanhado de perto pelos pescadores artesanais das três comunidades. O pescador Airton dos Santos, 42 anos, foi um dos que participaram do repovoamento. Na atividade desde os 12 anos, quando acompanhava o pai, ele comemorou a chegada de pescado que traz a sobrevivência de centenas de famílias da várzea. “Minha família sobrevive da pesca e da roça há muitos anos. Pescamos a semana toda e guardamos o pescado para vender no sábado, na feira livre de Penedo. Essa venda é que dá o dinheiro da feira da família”, contou.
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
