Sertão recebe base avançada dos Anjos da Paz
A base avançada dos Anjos da Paz foi instalada nesta segunda-feira em Santana do Ipanema, no salão paroquial da Igreja Sagrada Família, no Centro da cidade. Até a próxima sexta (16), assistentes sociais e psicólogos vão atender dependentes químicos em busca de recuperação e vão orientar familiares sobre a possibilidade de tratamento voluntário e gratuito no Acolhe Alagoas.
Esta edição, porém, terá atividades em outras cidades sertanejas, não só a cidade-pólo. Equipes móveis da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) irão circular pelos municípios vizinhos em datas pré-determinadas.
"O que nós estamos fazendo esta semana aqui é trazer o Centro de Acolhimento para o sertão, para perto das pessoas que estão precisando de atendimento e orientação", explica o superintendente de Políticas sobre. Drogas da Sepaz, Luan Gama.
O cronograma nas cidades sertanejas é:
- 12 a 16 de maio - Santana do Ipanema;
- 13 de maio - Olivença, Poço das Trincheiras, Dois Riachos;
- 14 de maio - Maravilha, Ouro Branco, Senador Rui Palmeira;
- 15 de maio - Carneiros, Pão de Açúcar, São José da Tapera;
- 16 de maio - Monteirópolis, Olho D'Água das Flores.
Rápida resposta
Entre as atividades de mobilização, entrevistas em rádios locais foram o primeiro compromisso do dia, para informar a população de Santana e região sobre o serviço dos Anjos da Paz durante esta semana. Menos de duas horas depois do fim da entrevistas, enquanto ainda acontecia a panfletagem e divulgação na feira livre, quatro famílias já tinham buscado a equipe no salão paroquial para informações sobre o programa de acolhimento oferecido pelo Estado.
"Este é o objetivo da instalação das bases avançadas, levar informação àquela pessoa que achava que o Acolhe só funciona para Maceió ou aquelas famílias que nem sabiam da possibilidade do acolhimento. Fomos procurados por um rapaz a mando da tia, que ouviu sobre os Anjos da Paz na rádio. Ele não acredita que tem um problema, mas a família agora possui o conhecimento sobre o serviço do Acolhe Alagoas e como pedir ajuda. É para atender essas famílias que o Governo está indo cada vez mais ao interior do estado", completou o secretário da Paz, Adalberon Sá Júnior.