Comissão Estadual da Verdade participa de reunião

O novo coordenador da Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda, Delson Lyra, participou na segunda-feira (19), em São Paulo, da reunião de trabalho convocada da Comissão Nacional da Verdade (CNV). O encontro aconteceu no auditório do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, onde compareceram 34 Comissões.
Segundo Delson Lyra, que substitui o padre Manoel Henrique na coordenação da Comissão, os trabalhos se desenvolveram das 10 às 18 horas, tendo como foco principal orientar as contribuições das comissões parceiras na elaboração do relatório conclusivo da Comissão Nacional, cujas atividades se encerrarão em dezembro de 2014.
De acordo com Delson Lyra, que esteve acompanhado do consultor da Comissão e superintendente de Direitos Humanos, Geraldo Majela, as comissões parceiras foram estimuladas a apresentar relatórios e documentos a respeito das atividades realizadas, no menor prazo possível, mesmo que as atividades de muitas delas continuem por mais tempo, com destaque para resultados sobre casos investigados, valendo destacar os seguintes temas: mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres relacionados com a repressão política; autoria de graves violações de direitos humanos motivada por repressão política; estruturas, órgãos e instituições relacionadas com a repressão política; identificação de locais de tortura, extermínios e prisões clandestinas; graves violações de direitos humanos contra populações indígenas, trabalhadores rurais, populações camponesas e indígenas.
A Comissão Jaime Miranda já realizou 18 sessões de depoimentos de vítimas e familiares de vítimas alagoanas da repressão política, tanto as ocorrências verificadas no Estado, quanto fora. “A comissão concentrará seus esforços na conclusão da colheita de depoimentos e intensificará a busca de documentos relacionados aos eventos, de sorte que apresente relatório parcial até 31 de julho de 2014. Esse relatório será encaminhado à Comissão Nacional e será divulgado publicamente. A comissão foi constituída por lei estadual com prazo de 2 anos, encerrando suas atividades em junho de 2015”, completou Delson.
Últimas notícias

Homem é flagrado por câmeras de monitoramento assaltando loja em Arapiraca

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
