Agreste

Eletrobras inicia operação caça gato em Arapiraca com quarenta equipes

Por Jefferson Almeida 10/06/2014 11h11
Eletrobras inicia operação caça gato em Arapiraca com quarenta equipes
- Foto: Jadson Anderson/ 7 Segundos

Durante um evento ocorrido na manhã desta terça-feira (10), em Arapiraca, a Companhia responsável pela energia no estado, Eletrobras, anunciou um operação de combate à fraudes de energia no estado de Alagoas, com uma prioridade para região Agreste.

Serão 90 equipes de fiscalização em todo o estado, sendo distribuídas 40 para região de Arapiraca.

 

 

O objetivo é diminuir o desperdício de energia comprado pelo consumidor. Segundo Almir Pereira, assistente da diretoria, o desperdício de energia está atingindo cerca de 28% na região onde a agência reguladora aceita apenas 18%, devido a problemas físicos na dissipação.

De acordo com o diretor, a Eletrobras tem um prejuízo anual de aproximadamente 100 milhões com furto de energia, popularmente conhecido como “gato”. “Temos que reduzir esses índices de desperdício para um índice de 18% que o tolerável pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEL). A fiscalização será contínua e cada equipe tem uma meta de visitar oito residências diárias”, disse Almir.

A operação também se estenderá para zonas rurais da região agreste. A companhia fez um mapeamento e detectou irregularidades, principalmente, em áreas de cultivo através do sistema de irrigação.

A Operação entra em vigor de imediato e tem um período de duração de 2 a 3 anos, visando diminuir esse desperdício. A punição para quem cometer o furto varia de acordo com o tempo, e é analisado de maneira diferente.