Alagoas

Prefeitura tentou impedir associação cultural de realizar festejo junino

Por 7 Segundos 24/06/2014 18h06
Prefeitura tentou impedir associação cultural de realizar festejo junino
Lagoa da Canoa

A Associação Unidos Pela Educação (Upec), que possui vários projetos para resgatar a cultura alagoana, por pouco não é impedida de realizar uma comemoração junina ocorrida neste domingo (21), no município de Lagoa da Canoa.

De acordo com o coordenador da associação, Ednaldo Fernando Santos, foi enviado a prefeitura um ofício comunicando a realização da comemoração. “A gente comunicou conforme determina a lei”, salientou Fernando.

O coordenador afirmou que após enviar o ofício, os representantes do órgão responderam que por conta das festividades municipais, aquele local não era adequado para a realização da comemoração da associação, pois iria atrapalhar o trânsito.

Ao receber a resposta da prefeitura, a associação escolheu uma rua sem saída. “A gente comunicou a escolha dessa rua e eles responderam que estávamos proibidos de realizar a comemoração, pois o município estava fazendo uma festa junina”, frisou.

A associação entrou com um mandado de segurança e conseguiu realizar a comemoração. “A nossa comemoração terminou às 20 horas e a festa deles só começou às 21 horas, não atrapalhamos a comemoração deles”, relatou.

Este foi o primeiro ano que a Upec realizou uma festa junina. A associação existe há oito anos e possui apoio da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério da Cultura. “O apoio do município foi negado”, colocou Ednaldo.

Segundo o coordenador, a associação tem vários projetos como incentivo à leitura e cine clube. Um dos pontos de cultura da associação é denominado de Hermeto à Gajuru.

A prefeitura

De acordo com o secretário de administração de Lagoa da Canoa, Aldo Rodrigues de Melo, não existia condições de autorizar a festa por causa da abertura dos festejos juninos no município.

“Ele fizeram outro ofício mudando a rua e o horário, então nós autorizamos”, comentou o secretário.