Polícia

Defesa Social 'abandona' Base da Força Nacional no Brisa do Lago

Por 7 Segundos 26/06/2014 16h04
Defesa Social 'abandona' Base da Força Nacional no Brisa do Lago
Base da Força Nacional no Brisa do Lago - Foto: 7 Segundos

Uma impressora quebrada, um telefone celular com DDD de outro estado e apenas um computador para ser divido entre os agentes que fazem o trabalho da Força Nacional na Base de Polícia do Conjunto Brisa do Lago, no Bairro Olho D’Água dos Cazuzinhas, periferia de Arapiraca. Criada em 27 de dezembro de 2012, a Base da Força no município é responsável por apurar e investigar os homicídios na cidade e região.

A responsabilidade de colocar as estruturas da Força Nacional é dos estados onde elas se instalam por determinação do governo federal. Aqui, a estrutura deveria ter sido montada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Questionado pelo portal 7 Segundos que esteve na Base nesta quinta-feira (26), um dos agentes que fazem o trabalho investigativo na Força Nacional, que pediu para não ser identificado, confirmou à reportagem que as condições de trabalho são precárias.

“Infelizmente, são as piores possíveis. Não temos telefone fixo para contato com outras delegacias ou público em geral, assim como a imprensa. O único telefone que temos, funcional, que fica com o delegado (Daniel Cançado), e os nossos particulares”, disse o agente.

Se quiser imprimir um depoimento como do sargento Barbosa, que é pai de Jonatas Barbosa, conhecido como o “Assassino do QG”, e esteve na última quarta-feira (25) no Brisa do Lago para ser ouvido sobre o filho, os agentes da Força Nacional precisam sair do Brisa do Lago para a Central de Polícia, no bairro do Baixão, para pegar o documento.

“Hoje em dia temos somente uma impressora, e está quebrada. Se for para imprimir um documento, não há como. Tenho que me deslocar daqui para longe, na Central de Polícia, perdendo tempo, para pegar o documento”, reclamou o agente.

“Além disso, como só temos apenas um computador na sala, se houver dois casos que precisem ser registrados, uma pesquisa para investigação, não pode ser feito ao mesmo tempo, naturalmente, porque só com uma máquina não há possibilidade. Infelizmente, o estado, que é responsável por dar a estrutura necessária, ainda não fez aqui no Brisa do Lago”, comentou o agente da Força Nacional.

O portal 7 Segundos tentou contato por toda tarde desta quinta-feira (26) com a assessoria de comunicação da Seds, mas a assessoria não atendeu nem retornou as ligações.

PM

Na Base da polícia no Brisa do Lago, estão lotados policiais militares que, diariamente, fazem ronda com quatro PMs em uma viatura, e um outro que fica para dar suporte às rondas na Base. Loteamento da periferia de Arapiraca, o conjunto tem mais de 2.500 residências. Lá, segundo o cabo Silvânio, que trabalha no local, a maior ocorrência de casos policiais não é o tráfico de drogas ou assassinatos.

“Por incrível que pareça, a maior dor de cabeça aqui são os desentendimentos de vizinhos por som alto, principalmente em fins de semana. Infelizmente, que está em festa não se importa com quem quer paz e isso gera muita confusão. Claro que sempre há os problemas com drogas e homicídios porque isso acontece em todo Brasil. Mas aqui no Brisa do Lago, som é a maior incidência de ocorrências”, revelou o cabo Silvânio.