Moradores reclamam da proliferação de moscas e acusam granja
Os moradores do sítio Laranjal, na zona rural de Arapiraca, estão reclamando da quantidade de moscas e larvas, segundo eles, provenientes da Luna Avícola. Eles falam que muitas pessoas estão adoecendo por conta da situação no local.
De acordo com o morador da região, Marcos Magalhães, está muito difícil viver no local. “Muita mosca, mau-cheiro, muita gente adoecendo e os poderes públicos viram as costas para esta situação. Meu primo fez um churrasco e todas as pessoas que estavam lá adoeceram”, desabafou.
Marcos contou que o problema existe há cinco anos, no entanto, os moradores fizeram reclamações e a situação havia melhorado, mas há três meses ocorreu uma piora. “É preciso fazer o manejo correto. Eles não querem usar os produtos necessários por que não caros. Eu já prestei queixa na vigilância sanitária e no Instituto do Meio Ambiente (Ima), mas até agora a situação só piorou”, destacou.
O morador ainda acrescentou que os representantes da Avícola alegam que o problema é o inverno. “Eu também já fui para Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), mas eles não deram a mínima. A sujeira e o descaso é grande”, frisou.
Segundo Marcos, a região possui muitos sítios e plantações, mas os moradores não podem retirar frutas do pé por causa das larvas.
Mercos também completou que a comunidade vai dar 10 dias e se a situação não melhorar pretendem fechar a rodovia AL-110 em protesto contra a situação.
A Vigilância Sanitária de Arapiraca por meio da assessoria de imprensa informou que todo ano uma equipe de fora vai e coloca os produtos necessários na granja, no entanto, esse ano parece que o manejo ainda não foi feito.
A assessoria também informou que a prefeitura moveu um processo contra a empresa,e o processo está na procuradoria, mas que o órgão não pode mais fazer nada em relação ao fato . Além disso, a assessoria acrescentou que a vigilância já enviou vários e-mails e ofícios para o Instituto de Meio Ambiente.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do Instituto de Meio Ambiente, mas não obteve retorno.
A Avícola
A reportagem do portal 7 Segundos entrou em contato com técnicos da empresa e por meio de uma nota, a empresa colocou que as moscas existentes na região não são proliferadas na Luna, que são atraídas para por várias razões, alheias as atividades da empresa, dentre elas, a atividade agrícola da região.
Na nota, a empresa acrescentou também que possui todas as licenças necessárias para criação de frangos para corte e produção de ovos de galinha.
Os representantes da empresa ainda informaram que a aves são tratadas com técnicas modernas e mais eficientes que a impostas pelos órgãos fiscalizadores, que a produção de resíduos está dentro dos limites permitidos pela legislação e que a empresa cumpre rigorosamente a lei.
Em relação ao controle de moscas, a empresa acrescentou que segue as normas, recomendações e orientações do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto de Meio Ambiente (IMA), da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Arapiraca (Semasa), da Anvisa do Inmetro e dos Ministérios Públicos. E que executa um programa de controle integrado de pragas com medidas diárias.
A Luna Avícola também ressaltou que se preocupa com a salubridade de seus funcionários e dos moradores circunvizinhos às suas granjas, pois tem uma responsabilidade social e ambiental.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
