TRE julga improcedente representação contra Collor e Gazeta
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) julgou improcedente a representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Fernando Affonso Collor de Mello e o Jornal Gazeta de Alagoas, noticiando a prática de possível propaganda eleitoral extemporânea. A decisão foi proferida pela desembargadora eleitoral auxiliar Sandra Janine Wanderley Cavalcante Maia e publicada do Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral nesta terça-feira (01).
De acordo com a representação do MPE, entre os meses de agosto de 2013 a janeiro de 2014, a Gazeta de Alagoas veiculou com frequência, notícias que destacavam o senador Fernando Collor no intuito de promover a figura do parlamentar, mantendo-o em evidência constante com a intenção de incutir seu nome e imagem na mente do futuro eleitorado, num viés nitidamente eleitoral.
Ainda segundo o MPE, o senador Fernando Collor, na condição de sócio da Gazeta de Alagoas, utiliza-se ilícita e abusivamente do referido veículo de comunicação, com a finalidade de realizar implicitamente campanha política eleitoral.
Na decisão, a desembargadora eleitoral auxiliar Sandra Janine partiu do entendimento que o início da propaganda antecipada seja janeiro do ano eleitoral e que o excesso de exposição do parlamentar não configura irregularidade de propaganda eleitoral, pois as publicações ocorridas no ano de 2013 muito dificilmente seriam lembradas pelo eleitor e, por isso, não poderiam causar desequilíbrios nas Eleições 2014.
Sandra Janine afirmou ainda, em sua decisão, que não houve abuso no exercício da liberdade de imprensa reiteradas nas coberturas jornalísticas que deram destaque às atividades praticadas por Fernando Collor em 2013 e que apenas uma em janeiro de 2014, ano das eleições, não teria impacto suficiente para configurar propaganda extemporânea.
Últimas notícias
Delegado Leonam participa de mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca e reforça compromisso com políticas de inclusão
White Martins terá que indenizar família de jovem morto em acidente de trânsito
Foragida investigada por tráfico interestadual de drogas é capturada pela Polícia Civil em Arapiraca
Rafael Brito celebra sanção da isenção do Imposto de Renda e destaca ganhos para professores de AL
Juiz é baleado em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, e passa por cirurgia
SMTT Arapiraca intensifica ações em faixas de pedestres em áreas escolares
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
