Justiça Federal determina trancamento do caso Riocentro
A Justiça Federal determinou o trancamento da ação de julgamento dos militares envolvidos no caso Riocentro, atentado à bomba frustrado, ocorrido em maio de 1981. A decisão foi tomada hoje (2), por maioria, pela 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).
A defesa dos acusados, na ação impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF), pedia a concessão de habeas corpus e o trancamento da ação, sob alegação de que o julgamento era competência da Justiça Militar, e não da Justiça Federal, e de prescrição do crime.
Votaram a favor da concessão do habeas corpus os desembargadores Abel Gomes e Ivan Athié. Paulo Espírito Santo votou contra.
O representante do MPF, procurador Rogério Nascimento, disse que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao próprio Supremo Tribunal Federal (STF). "Certamente [vamos recorrer]. O Ministério Público está convencido de que os crimes não prescreveram. A ordem [habeas corpus] foi concedida com base no argumento de que os crimes não são contra a humanidade. A maior evidência de que esses crimes contaram com a conivência do Estado é que foram necessários mais de 30 anos para esclarecê-los." De acordo com Nascimento, os crimes contaram com a conivência do Estado, são crimes contra a humanidade, e o Ministério Público continua convencido de eles não estão prescritos.
Foram denunciados pelo MPF os militares reformados Wilson Luiz Chaves Machado, Claudio Antonio Guerra, Nilton Cerqueira, Newton Cruz, Edson Sá Rocha e Divany Carvalho Barros.
O advogado Rodrigo Roca, que representou os réus, comemorou o resultado do julgamento. "A decisão do tribunal, apesar de ter sido tomada por maioria, foi um resgate do Estado de Direito e um lembrete ao Ministério Público de que o país tem três poderes. Foi muito importante, como precedente, para as ações que ainda virão e para os habeas corpus que, consequentemente, vão repudiá-las. A ação foi bloqueada. Tem que ser arquivada, até que uma decisão de um órgão de jurisdição superior diga o contrário."
Roca, que também defende os militares denunciados pelo MPF no caso Rubens Paiva (ex-deputado torturado e morto durante o regime militar, mas, dado, durante muito tempo, como desaparecido) disse acreditar que a decisão de hoje do TRF2 seja um precedente. "É uma página virada da história, e o interesse [por ele] agora é meramente histórico. Não há nada mais, do ponto de vista judicial, que se possa fazer."
O atentado frustrado ao Riocentro, onde se realizava um show comemorativo ao 1º de Maio, deixou um militar morto e outro ferido, quando uma bomba que eles carregavam, dentro de um automóvel Puma, explodiu. O objetivo era causar uma explosão que atingisse o público do show e atribuir a culpa a setores de esquerda. Os acusados pelo atentado pertenciam a um grupo dissidente dentro do regime militar, contrário à abertura política em curso no país. O governo militar já havia decidido redemocratizar o país e devolver o poder aos civis, o que desagradava a facções mais radicais.
Últimas notícias
![PM apreendeu 17 armas de fogo e quase 10kg de drogas na última semana](https://img.7segundos.com.br/4VeQNE0SaDucdJxf7dWHnOEe7fs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/pm-apreende-17-armas-de-fogo-e-quase-10-kg-drogas-na-ultima-semana-em-alagoas.jpeg)
PM apreendeu 17 armas de fogo e quase 10kg de drogas na última semana
![Carro e moto colidem em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/lQDdqEuY15ikeAbFRIm-sVHdHO8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-08-at-161424.jpeg)
Carro e moto colidem em Arapiraca
![Suspeito de assassinar Vanilza Maria é morto em confronto com a PM de Pernambuco](https://img.7segundos.com.br/NEhSX01r56y86p0W2wUbbVHaDT4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-07-at-205621-1.jpeg)
Suspeito de assassinar Vanilza Maria é morto em confronto com a PM de Pernambuco
![Homem teria causado incêndio em apartamento na Ponta Verde para não deixar namorada viajar](https://img.7segundos.com.br/j7zV7OtLZOXihJUAGg7fXsSR63A=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-08-at-095505-2-widexl.jpeg)
Homem teria causado incêndio em apartamento na Ponta Verde para não deixar namorada viajar
![Acidente na BR-316 deixa uma vítima fatal entre Chã do Pilar e Primavera](https://img.7segundos.com.br/BKMz-YJRuR_u9jWn7rGDPBEkAts=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/a65304e5-3f2c-43da-a105-de16701b3352.jpg)
Acidente na BR-316 deixa uma vítima fatal entre Chã do Pilar e Primavera
![Preço médio da gasolina sobe para R$ 6,35 e é o mais alto em 2 anos](https://img.7segundos.com.br/yxHmemvb00g8_o4F1H-_GWiVYKM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1c714f614ae6acc8f4978a6b30fb0bd.avif)
Preço médio da gasolina sobe para R$ 6,35 e é o mais alto em 2 anos
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)