Joaquim Lopes diz que homofobia tem a ver com insegurança e desespero
Em "Império", Joaquim Lopes encarna o chef Enrico, filho do famoso cerimonialista Cláudio Bolgari (José Mayer) com a ex-Miss Brasil Beatriz (Suzy Rego). Na história de Aguinaldo Silva, o personagem é dono de um renomado restaurante e reage com violência ao descobrir que o pai é gay. Joaquim contou que apesar de resistir em aceitar que o pai é homossexual, o personagem não é homofóbico.
"Acho hermético dizer que o Enrico é homofóbico. Para mim ele é um cara normal, que tem muita admiração pelo pai e reage dessa forma violenta pela surpresa que é. Como se ele não soubesse quem é aquele cara que ele conviveu a vida inteira", explicou.
Joaquim disse que não defende a atitude do personagem, mas procura entender o porquê de ele reagir de uma maneira tão agressiva. "Acho que a pessoa homofóbica está em um nível de insegurança e desespero tão grande e profundo que tem atitudes horrorosas como essa do Enrico. Por aí que estou construindo o personagem", contou.
O ator revelou que, na vida real, se descobrisse que o pai é gay, certamente reagiria de uma maneira bem diferente da do personagem. "Meu pai e minha mãe me criaram com a seguinte premissa: 'a única obrigação que você tem na vida é ser feliz. Não importa o que você faz, o que você seja, se você gosta de mulher ou de homem'. Como esse conceito está muito entranhado na minha criação, acho que procuraria entender o porquê de o meu pai ter me escondido isso durante anos. Com certeza não teria uma reação tão destemperada quando a que o Enrico vai ter", disse.
Para contrabalançar o lado denso do personagem, Joaquim tem tido contato com outra grande paixão da sua vida, além da atuação. "Sou formado em gastronomia. Então para mim é um prazer estar no estúdio mas dentro de casa. Sei como é que funciona uma cozinha, sei qual é a linguagem que se fala lá dentro. Então facilita um pouco. É bom", entregou.
Casado com a atriz Paola Oliveira, o ator contou que quando vai para a cozinha gosta de preparar comida brasileira. "Sou apaixonado por comida nordestina. Faço um escondidinho de carne seca com purê de batata baroa sensacional. Também gosto muito de fazer moqueca baiana", disse ele, garantindo que até agora sua mulher "está aprovando" seus pratos.
Últimas notícias
Mulher não prepara sobremesa e é agredida pelo marido em Maragogi
José Antonio Kast é eleito presidente e Chile terá governo mais à direita desde a era Pinochet
Homem é acusado de agredir esposa e ameaçar matar filhos em Maragogi
Foragido da Justiça é preso por perseguição e ameaça em Palmeira dos Índios
Homem é baleado no cotovelo durante ataque a tiros em bar no Benedito Bentes
Colisão entre motos deixa feridos em Igaci e motoqueiro bêbado é detido
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
