Na Mídia

Joaquim Lopes diz que homofobia tem a ver com insegurança e desespero

Por 7 Segundos com BOL Entretenimento 28/07/2014 09h09
Joaquim Lopes diz que homofobia tem a ver com insegurança e desespero
- Foto: Divulgação/TV Globo

Em "Império", Joaquim Lopes encarna o chef Enrico, filho do famoso cerimonialista Cláudio Bolgari (José Mayer) com a ex-Miss Brasil Beatriz (Suzy Rego). Na história de Aguinaldo Silva, o personagem é dono de um renomado restaurante e reage com violência ao descobrir que o pai é gay. Joaquim contou que apesar de resistir em aceitar que o pai é homossexual, o personagem não é homofóbico.

"Acho hermético dizer que o Enrico é homofóbico. Para mim ele é um cara normal, que tem muita admiração pelo pai e reage dessa forma violenta pela surpresa que é. Como se ele não soubesse quem é aquele cara que ele conviveu a vida inteira", explicou.

Joaquim disse que não defende a atitude do personagem, mas procura entender o porquê de ele reagir de uma maneira tão agressiva. "Acho que a pessoa homofóbica está em um nível de insegurança e desespero tão grande e profundo que tem atitudes horrorosas como essa do Enrico. Por aí que estou construindo o personagem", contou.

O ator revelou que, na vida real, se descobrisse que o pai é gay, certamente reagiria de uma maneira bem diferente da do personagem. "Meu pai e minha mãe me criaram com a seguinte premissa: 'a única obrigação que você tem na vida é ser feliz. Não importa o que você faz, o que você seja, se você gosta de mulher ou de homem'. Como esse conceito está muito entranhado na minha criação, acho que procuraria entender o porquê de o meu pai ter me escondido isso durante anos. Com certeza não teria uma reação tão destemperada quando a que o Enrico vai ter", disse.

Para contrabalançar o lado denso do personagem, Joaquim tem tido contato com outra grande paixão da sua vida, além da atuação. "Sou formado em gastronomia. Então para mim é um prazer estar no estúdio mas dentro de casa. Sei como é que funciona uma cozinha, sei qual é a linguagem que se fala lá dentro. Então facilita um pouco. É bom", entregou.

Casado com a atriz Paola Oliveira, o ator contou que quando vai para a cozinha gosta de preparar comida brasileira. "Sou apaixonado por comida nordestina. Faço um escondidinho de carne seca com purê de batata baroa sensacional. Também gosto muito de fazer moqueca baiana", disse ele, garantindo que até agora sua mulher "está aprovando" seus pratos.