Campanha de combate à Hanseníase é lançada em Arapiraca
A comunidade Mangabeira, mais conhecida como Lixão, foi o local escolhido em Arapiraca para o lançamento da Campanha Nacional de Combate a Hanseníase e Geohelmintíases na tarde desta segunda-feira (4). O local é um dos mais carentes de Arapiraca, uma vez que 90% das famílias que ali residem sobrevivem da reciclagem de lixo e o local é totalmente desprovido de saneamento básico.
O lançamento da campanha na Terra de Manoel André teve como palco as dependências da Escola Municipal Dom Constantino Leurs, que funciona em regime de tempo integral e conta com 175 alunos matriculados. A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e, em Alagoas, vem sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e os municípios participantes.
A Campanha Nacional de Combate a Hanseníase e Geohelmintíases será realizada no período de 04 a 31 deste mês e é destinada aos alunos de 5 a 14 anos das escolas públicas. O objetivo da campanha é identificar casos suspeitos de Hanseníase por meio do método de espelho e reduzir a carga parasitária de Geohelmintos entre as crianças mediante ao tratamento quimioprofilático.
Ao lado do secretário arapiraquense Ubiratan Pedrosa, a representante do Ministério da Saúde, Karla Barelli, deu o pontapé da campanha no município, fornecendo o medicamento aos alunos Juliano Cavalcante e Sarah Maria de Melo, ambos estudantes do 5º ano daquela escola.
Segundo a coordenadora do PSE em Alagoas, Lucia Acioli, em 2013 a campanha contou com a adesão de 700 municípios brasileiros, mas que neste ano a meta é mobilizar todos os municípios.
No lançamento estiveram presentes os secretários municipais arapiraquenses Ubiratan Pedrosa (Saúde) e Ana Valéria Peixoto (Eduação); a representante do Ministério da Saúde, Karla Barelli; a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE) em Alagoas, Lucia Acioli; a coordenadora estadual de Hanseníase, Josinete Soares; a representante da coordenação das Geohelmintíases, Tânia Queiroz; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal; o representante do Cáritas, Wesley Silva, e a médica da Atenção Básica do município de Arapiraca, Ana Maria Laranjeira.
Últimas notícias
Ossadas encontradas no Feitosa passam por perícia para serem identificadas, diz PC
João Caldas confirma candidatura de alagoano à Presidência em 2026
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões
PRF lança Operação Rodovia 2025/2026 nesta terça-feira (16)
Esquema que desviou mais de R$120 milhões do SUS é alvo de operação da Polícia Federal em Alagoas
Sala do Empreendedor de Maragogi conquista, pela quarta vez consecutiva, o Selo Ouro do SEBRAE
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
