Campanha de combate à Hanseníase é lançada em Arapiraca
                            
	A comunidade Mangabeira, mais conhecida como Lixão, foi o local escolhido em Arapiraca para o lançamento da Campanha Nacional de Combate a Hanseníase e Geohelmintíases na tarde desta segunda-feira (4). O local é um dos mais carentes de Arapiraca, uma vez que 90% das famílias que ali residem sobrevivem da reciclagem de lixo e o local é totalmente desprovido de saneamento básico.
	
	O lançamento da campanha na Terra de Manoel André teve como palco as dependências da Escola Municipal Dom Constantino Leurs, que funciona em regime de tempo integral e conta com 175 alunos matriculados. A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e, em Alagoas, vem sendo coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e os municípios participantes.
	
	A Campanha Nacional de Combate a Hanseníase e Geohelmintíases será realizada no período de 04 a 31 deste mês e é destinada aos alunos de 5 a 14 anos das escolas públicas. O objetivo da campanha é identificar casos suspeitos de Hanseníase por meio do método de espelho e reduzir a carga parasitária de Geohelmintos entre as crianças mediante ao tratamento quimioprofilático.
	
	Ao lado do secretário arapiraquense Ubiratan Pedrosa, a representante do Ministério da Saúde, Karla Barelli, deu o pontapé da campanha no município, fornecendo o medicamento aos alunos Juliano Cavalcante e Sarah Maria de Melo, ambos estudantes do 5º ano daquela escola.
Segundo a coordenadora do PSE em Alagoas, Lucia Acioli, em 2013 a campanha contou com a adesão de 700 municípios brasileiros, mas que neste ano a meta é mobilizar todos os municípios.
No lançamento estiveram presentes os secretários municipais arapiraquenses Ubiratan Pedrosa (Saúde) e Ana Valéria Peixoto (Eduação); a representante do Ministério da Saúde, Karla Barelli; a coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE) em Alagoas, Lucia Acioli; a coordenadora estadual de Hanseníase, Josinete Soares; a representante da coordenação das Geohelmintíases, Tânia Queiroz; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal; o representante do Cáritas, Wesley Silva, e a médica da Atenção Básica do município de Arapiraca, Ana Maria Laranjeira.
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		