Conselheiros escolares são capacitados pela 12ª CRE
Com o tema 'As atribuições e o funcionamento do Conselho Escolar", a Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), por meio da 12ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), realizou em Joaquim Gomes a formação continuada para os conselheiros escolares que atuam nos municípios de Messias, Rio Largo, Fleixeiras e Joaquim Gomes.
Representando os segmentos dos pais, funcionários, professores e alunos, os conselheiros tomaram posse no último dia 14 de agosto e vão atuar em parceria com a gestão escolar nas áreas pedagógica, administrativa e financeira das escolas da rede estadual de ensino.
Como informa Ana Paula Narciso, facilitadora e técnica da 12ª CRE, a capacitação direcionada aos conselheiros visa orientar os representantes dos quatro segmentos sobre sua atuação na comunidade escolar. "A proposta do evento é sensibilizar e repassar as atribuições dentro do Conselho Escolar, auxiliando as ações na gestão das unidades de ensino", explica.
O Conselho Escolar tem por finalidade promover a integração do Estado, da sociedade e da comunidade escolar, visando à gestão democrática e ao exercício da cidadania. Sua natureza é deliberativa, consultiva e fiscalizadora nos assuntos referentes à gestão democrática, administrativa e financeira.
Ana Paula Narciso destaca, ainda, que a orientação do Ministério da Educação e da Secretaria da Educação e do Esporte é fortalecer ainda mais os Conselhos Escolares na rede pública de ensino. "O propósito da capacitação é mostrar o papel e a importância da atuação dos conselheiros na gestão democrática e como deve ser feita a fiscalização e o apoio nas decisões administrativas da escola", afirma.
Atuação – Professor da Escola Estadual Marlene Marques dos Santos, localizada na comunidade indígena Wassu Cocal, em Joaquim Gomes, Marcelo Máximo entende que o Conselho Escolar é uma forma legal e organizada para reivindicar, comunicar e interagir com a gestão escolar.
"Nós, do Conselho, temos um papel fundamental na gestão, já que lutamos por investimentos, cobramos a aplicação dos recursos e buscamos ações que beneficiem toda a comunidade escolar", destaca.
Para Erik Campo, diretor da Escola Estadual Mário Gomes de Barros, em Joaquim Gomes, a constituição do Conselho contribui com a transparência do desenvolvimento da escola, além de auxiliar o gerenciamento dos recursos que são destinados à escola. "Com um Conselho atuante, é possível resolver uma gama de problemas dentro da escola, apresentar sugestões na gestão democrática e fortalecer o ensino público", assegura Erik.
Últimas notícias

Jovem é assassinado dentro de casa no município de Passo de Camaragibe

Cerca de mil quilos de queijo são apreendidos em laticínio clandestino no Sertão de AL

PF desarticula esquema de envio de drogas de SP para Arapiraca pelos Correios

Prefeito dá posse a novos diretores escolares e reforça compromisso com a excelência da educação em Coruripe

Mulher tem seios queimados com óleo quente pelo marido no Sertão de Alagoas; suspeito fugiu

Adolescente é apreendido com maconha no município de Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
