Julio Cezar participa de debate promovido por instituto

O candidato do PSDB ao governo de Alagoas, Júlio Cezar, participou do debate promovido pelo Instituto Raízes de África, nesta terça-feira, 30. Na ocasião, o enfrentamento ao racismo pautou a discussão. "O artigo 5º da Constituição Federal considera o racismo um crime inafiançável, mas isso ainda não é suficiente! Precisamos de um trabalho de políticas públicas que dê garantias aos negros. Eu sou o único candidato negro dessa eleição, e sei o que é ver portas fechadas por causa do tom da minha pele", disparou Júlio Cezar.
Questionado sobre os casos de racismo entre agentes policiais que vitimam milhares de negros todos os dias, o tucano lamentou que "as respostas policiais não sejam daltônicas, dada a quantidade de negros enquadrados e presos de forma arbitrária neste país. Eu mesmo tive um irmão que foi morto assim", e voltou a defender a correção de desequilíbrios históricos e geração de oportunidades.
"Só o fato de eu ser negro não me legítima a assumir o governo desse Estado. Mas a escada que me trouxe até aqui foi a universidade, que eles me negaram, mas eu conquistei. Existe em Alagoas uma hegemonia tradicional, paroquial e feudal, que só muda se a gente mudar efetivamente quem comanda o estado. É uma mudança de paradigma, mas é também uma mudança de gestão", avalia.
Ainda no que tange a segurança pública, Júlio Cezar criticou candidatos que prometem que as decisões da Pasta sairão do gabinete do governador. "É o que mais temo! É assim que nasce a ingerência, as indicações políticas de delegados etc. Não podemos permitir que o tempo da ingerência volte a Alagoas. A Segurança tem que ser coordenada por um técnico da área".
"Sou contra o loteamento político. Entregar a Saúde para um deputado é uma tragédia anunciada. E tem candidato que loteou tudo, já negociou todas as Pastas. Já vazou quem vai ser o novo secretário de Segurança, o novo comandante da polícia militar. Isso tem que acabar", defendeu.
AUSÊNCIAS SENTIDAS
O debate do Instituto Raízes de África contou com a presença de Júlio Cezar (PSDB), Golbery Lessa (PCB) e Mário Agra (PSOL). A ausência dos candidatos que não compareceram foi sentida e comentada pelos presentes. "Eles estão fugindo de todos os debates, e só aparecem nos televisionados", lançou o pessolista, que teve seu discurso endossado por Júlio Cezar: "E digo mais, Mário. Eles não estão aqui por não terem compromisso nenhum com as minorias".
Últimas notícias

Cibele Moura reforça união da bancada feminina e defende endurecimento contra agressores

Ladeira da Moenda será interditada nesta sexta-feira (29) em Maceió

Justiça determina internação de adolescente por ameaçar psicóloga de vídeo do Felca

Governo de Alagoas inaugura novo Posto de Identificação em Estrela de Alagoas

Fritadeira superaquecida provoca princípio de incêndio em restaurante no litoral sul de AL

Câmara de Maceió aprova projeto para fortalecer proteção de menores no ambiente virtual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
