Alagoas

CNJ reconhece atuação de juízes alagoanos durante a Semana do Júri

Por Assessoria 09/10/2014 15h03
CNJ reconhece atuação de juízes alagoanos durante a Semana do Júri
- Foto: Assessoria

A atuação dos juízes Maurício César Brêda Filho, Geraldo Cavalcante Amorim e Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva, durante a Semana Nacional do Júri, foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por conta da participação e da produtividade, os magistrados receberão certificados expedidos pelo Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, parabenizou os juízes e disse que, em breve, marcará a data para a entrega dos certificados.

Maurício César Brêda Filho e Geraldo Cavalcante Amorim são titulares da 7ª e da 9ª Vara Criminal de Maceió, respectivamente. Já Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva atua na 3ª Vara de União dos Palmares. Durante a mobilização, eles promoveram, pelo menos, quatro sessões de julgamento.

     Semana do Júri

A Semana Nacional do Júri foi realizada entre os dias 17 e 21 de março deste ano. O objetivo foi contribuir para o alcance da Meta 4 da Enasp, que prevê o julgamento, até outubro deste ano, de 80% dos crimes dolosos que tiveram denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009. Em Alagoas, o gestor das metas da Enasp é o desembargador Otávio Leão Praxedes, do TJ/AL.

Na Capital e no interior do Estado, foram realizados 76 dos 92 júris pautados (índice de 82%). O número de réus julgados foi de 92, havendo 36 condenações.

 Em todo o país, os tribunais realizaram 2.442 julgamentos durante os cinco dias de mobilização, o que corresponde a 70,17% dos 3.480 agendados para a Semana. Ao todo, 1.523 julgamentos terminaram em condenações. Houve ainda 751 absolvições.