Alagoas

Hemoal suspende fornecimento de sangue para cirurgias eletivas

Por Agência Brasil 09/10/2014 19h07

Com o estoque crítico, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) suspendeu o fornecimento de sangue para os hospitais realizarem cirurgias eletivas. Isso porque, segundo dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) da unidade, às 10h30 desta quinta-feira (9) só havia 55 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300.

Segundo dados do CPD do Hemoal, o estoque não dispõe de nenhuma bolsa de sangue das tipagens A e B positivas, além de dispor de apenas duas bolsas das tipagens O, A e B negativas. A unidade possui 45 bolsas de sangue O positiva, três de AB positiva e apenas uma de AB negativa.

Com a suspensão do fornecimento de sangue para a realização de cirurgias eletivas, apenas o Hospital Geral do Estado (HGE) foi poupado, já que atende casos de urgência e emergência, como vítimas de acidentes de trânsito e feridas por armas de fogo e branca. A diminuição drástica do estoque de sangue acontece em razão da redução no número de doações voluntárias.

De acordo com a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, a redução no número de doações pode ser explicada pelas fortes chuvas que atingem Maceió desde o último sábado (4). "Acreditamos que as fortes chuvas têm sido um obstáculo para que os voluntários possam comparecer aos nossos postos de coleta", justifica.

Quem pode doar sangue

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos pais.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

Onde doar sangue

O atendimento no Hemoal Trapiche ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h. Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h, no bairro do Centro.