Arapiraca

Com foco na mandioca, Festival movimenta cena gastronômica em Arapiraca

Por Clau Soares 12/10/2014 12h12
Com foco na mandioca, Festival movimenta cena gastronômica em Arapiraca
Chef Jonatas Moreira - Foto: Clau Soares

“Você não sabe o que é farinha boa/ Farinha é a que a mãe me manda lá de Alagoas”. Os versos do músico alagoano Djavan, na canção “Farinha”, traduzem um sentimento coletivo. No Nordeste brasileiro, a farinha de mandioca é um ingrediente fundamental. E é justamente por isso que não somente ela, mas a própria mandioca ganha um papel especial, este mês, na segunda edição do Festival Gastronômico de Arapiraca.

O pesquisador da Embrapa, Joselito Motta, fez a palestra de abertura, na última sexta-feira (10), no Mercado do Artesanato, no Parque Ceci Cunha. Ele defende que a mandioca é uma alternativa viável para geração de emprego e renda na região, além de ser matéria-prima para diversas indústrias, inclusive a alimentícia. “O amido (da mandioca) tem uma versatilidade extraordinária para fins alimentares e industriais”, frisa Motta.

Joselito Motta destaca ainda que o amido da mandioca ao contrário da farinha de trigo não possui glúten, uma proteína que pode causar problemas no intestino, impedindo o corpo de absorver os nutrientes de outros alimentos. Assim, a macaxeira cozida, a tapioca, entre outros produtos à base da raiz, podem ser uma saída para quem tem intolerância ao glúten.

Ontem (11), Joselito Motta conduziu ainda uma oficina, na Arena Gastronômica do Festival, no Arapiraca Garden Shopping, na qual ensinou os participantes a fazer beijus coloridos. A receita é simples: mistura-se a polpa de frutas à goma. O resultado é um beiju mais nutritivo e atraente. O pesquisador enxerga no alimento uma alternativa para a merenda escolar na qual podem ser inseridos alimentos locais.

Sobre o Festival Gastronômico, ele sugeriu que fosse transformado em lei para que seja realizado anualmente, independente dos gestores municipais. “A mandioca está em todo o território nacional e é um patrimônio alimentar que precisa ser mais conhecido e reconhecido. ‘Aqui, você encaixa esse festival como uma iniciativa muito importante para servir de motivação para que os outros municípios alagoanos possam se espelhar nesta experiência, procurando valorizar, ver a versatilidade de uso da mandioca”.

O Festival Gastronômico
Para quem aprecia a gastronomia, o festival é uma oportunidade para saborear pratos especiais e também para aprender a fazê-los. A programação inclui oficinas gratuitas até o dia 16 de outubro que acontecem, manhã, tarde e noite, na Arena Gastronômica, no Arapiraca Garden Shopping.

Neste sábado (11), a atração foi o chef Jonatas Moreira, do Restaurante Akuaba, em Maceió. Ele ensinou a preparar uma moqueca de camarão com macaxeira e um atolado de camarão. “Procuro valorizar os produtos locais”, disse.

Com apenas 27 anos, com formação na área pelo renomado Instituto Paul Bocuse, na França, Jonatas Moreira comanda a cozinha de um dos restaurantes mais prestigiados de Alagoas, destacado em revistas especializadas e também do Espaço Gourmet Vera Moreia. O segredo do sucesso? “Cozinha é um sentimento. ‘Procure sempre surpreender as pessoas com algo novo”, sentencia.

Restaurantes
Outro destaque do Festival Gastronômico é o circuito pelos restaurantes locais que ofertam, durante o período do evento, pratos especiais, à base de macaxeira, com preços promocionais. Participam: Café Del Parque, Churrascaria Sabor do Agreste, Churrascaria Rodo Center, Churrasco Mania, Cumbuca de Barro, Pizzaria Divina Massa, Don Cappa Restaurante, Espeto Dourado, Novo Escritório Botequim, O Botequim, Pífanos Pizza, Rodeio´s Churrascaria e Sabores da Sopa.