Polícia

Policiais civis denunciam descaso do governo com a categoria

Por Redação com assessoria 16/10/2014 10h10
Policiais civis denunciam descaso do governo com a categoria
- Foto: Josival Meneses/7Segundos

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) repudia o descompromisso do governo de Alagoas com os policiais civis. Durante todo o ano o sindicato desenvolve várias ações com o objetivo de conscientizar os profissionais da segurança pública sobre os direitos da categoria.

Mesmo o governo do estado continua ignorando, e não implanta uma política de valorização, de prevenção à saúde e de segurança no trabalho.

O acidente com duas viaturas, vitimando sete policiais civis, incluindo o falecimento do Dael Rebelo, sintetiza o descaso com os profissionais da segurança pública. O Sindpol cobrará a responsabilidade dos gestores pelo acidente e auxiliará as vítimas e seus familiares por seus direitos.

Operação Padrão

Neste ano, o Sindpol deflagrou a Operação Padrão, que teve como finalidade informar aos policiais para que trabalhassem conforme a legislação e de acordo com as normas de segurança no trabalho.

Na operação a categoria foi orientada a não dirigir as viaturas da polícia, pois a maioria não possui o Curso Prático de Motorista de Viaturas de Emergência (CPME) que é determinado pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contram).

Ainda na Operação Padrão, todos os procedimentos policiais deverão apenas ser realizados mediante a Ordem de Missão (OM). Ir ao local de crime, as medidas protetivas, mandados de busca e apreensão apenas na presença do Delegado de Polícia, entre outras.

Outra luta é a retirada dos presos das delegacias. O Sindpol exige o fim do desvio constitucional da função de policial civil, que ao invés de investigar, estar se responsabilizando com a custódia de detento, trabalhando como carcereiro.

O Sindpol convoca os recém-nomeados para o enfrentamento e dar continuidade à mobilização da categoria. Por isso destaca a importância da unidade dos policiais civis.