Brasil

Confusão e vidro quebrado marcam votação de Aécio

Por 7 Segundos com Terra 26/10/2014 11h11
Confusão e vidro quebrado marcam votação de Aécio
- Foto: Andre Penner / AP

Aécio votou no Colégio Estadual Milton Campos, no bairro de Lourdes, área nobre da capital mineira --mesmo colégio onde a adversária do tucano, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), cursou o ensino médio na década de 1960 e começou a militância política. Aécio chegou às 10h22 acompanhado da mulher, Letícia Weber, de assessores e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), com a primeira-dama, Regina.

Uma multidão de eleitores com camisas da Seleção Brasileira de futebol recebeu o candidato aos gritos de "Brasil pra frente, Aécio presidente"; dos prédios de alto padrão, na vizinhança, moradores empunhavam bandeiras do Brasil nas sacadas e soltavam rojões.

No empurra-empurra até a seção de votação, envolvendo eleitores, jornalistas e seguranças, um vidro da sala de aula onde Aécio votaria foi quebrado. Não há, contudo, informação sobre feridos.

O tucano acompanhou a mulher na votação dela, na sala ao lado. Na saída, já na rua, depois de a comitiva tucana entrar nos carros, ovos foram atirados de um prédio em frente na direção de jornalistas e militantes. Entre os atingidos pela ovada estava o fotógrafo Pedro Vilela, de 33 anos, da agência Reuters.

De acordo com o fotógrafo, alguns colegas em volta foram atingidos pelos ovos na nuca. Ele se sujou no braço. "O candidato e as outras pessoas da equipe dele já tinham entrado nos carros, não acredito que fossem os ovos para eles. Tinha muita gente gritando e com bandeiras --esses pareceram ser os alvos", relatou.