Arapiraca

Criador do perfil Arapiraca do Deboche concede entrevista ao Portal 7 Segundos

Por Clau Soares 17/11/2014 12h12
Criador do perfil Arapiraca do Deboche concede entrevista ao Portal 7 Segundos
Ele é o criador do perfil Arapiraca do Deboche - Foto: Arquivo Pessoal

Com mais de 52 mil curtidas, a página Arapiraca do Deboche completa, este mês, dois anos de muitas sátiras, imagens poéticas do município e uma boa dose de solidariedade e informes de interesse público. Ao longo desse tempo, apenas uma pessoa trabalhou por trás das postagens, o jovem arapiraquense João Paulo Tenório.

Aos 23 anos, João Paulo carrega a paixão pela internet. Ainda adolescente, ele fundou dois sites. Um deles, o Mundo ASA, no qual postava informações acerca do alvinegro foi sua primeira vitrine. O sucesso foi tanto que ele acabou sendo convidado para ter um blog em um site de notícias local. Do outro, ele mal se lembra. "Era parecido com Orkut", tenta explicar.

Neste período, ele fez vestibular e foi aprovado para os cursos de História, na UNEAL, e de Fonoaudiologia, na Uncisal. Chegou a frequentar aulas dos dois cursos e desistiu dos dois Nos bancos universitários, ele percebeu que não fizera as escolhas acertadas. Por causa do curso de fonoaudiologia, ele ainda passou mais de um ano morando em Maceió onde teve a ideia de criar a fanpage.

João Paulo explica que sua ideia era criar um espaço divertido onde pudesse explorar de forma humorística os fatos da cidade. Engana-se quem acha que, por trás do espírito sarcástico de algumas postagens, há um rapaz fanfarrão ou descomprometido. Tímido, mas bem humorado, João Paulo tem na cabeça muitas ideias, é muito tranquilo, educado e sutil no comportamento.

No começo da sua jornada no Facebook, ele estabeleceu uma meta: queria atingir 20 mil curtidas ou cerca de 10% da população de Arapiraca. Foi além. João revela que há pessoas que nem conhecem a cidade, mas acompanham a página. "Tem gente que diz que quer vir conhecer Arapiraca por causa das postagens", afirma. Também há seguidores de todo o Brasil e, principalmente, lógico, de Arapiraca e das cidades vizinhas.

É surpreendente saber que a página não gera renda para seu proprietário. "É muito difícil conseguir os contatos", diz. Ele também relata que, às vezes, alguém procura para fazer parceria e acaba não dando certo porque os objetivos da proposta nem sempre são compatíveis com a política da página. Mas, claro, ele está aberto para analisar oportunidades.

Por enquanto, o que tem dado realmente certo são as campanhas de cunho social. Com a satisfação de quem sabe que fez o bem, João Paulo conta que ficou muito feliz quando uma família conseguiu encontrar um cachorrinho desaparecido, após anunciar na fanpage. "Só quem tem um bichinho sabe como é"', diz.

A experiência com o trabalho na rede social o levou a outra escolha: atualmente, está fazendo o segundo período do curso de Publicidade e Propaganda, em uma instituição de ensino superior, em Maceió, para onde vai e volta todos os dias.

Apesar da rotina cansativa, a página é atualizada ao menos uma vez ao dia.

"Houve apenas um dia, nestes dois anos, que não consegui postar, mas nem lembro o motivo", afirma. Para ele, os grandes parceiros são os internautas que sempre enviam conteúdo. "Não posto tudo. 'Filtro o que dá para ser postado", afirma.

Solidariedade

Para aproveitar toda a audiência do perfil Arapiraca do Deboche, João agora quer iniciar uma campanha de doação de alimentos. "Já falei com algumas instituições para saber quais são as necessidades delas", disse. O plano dele é tornar as campanhas para auxiliar os mais carentes uma rotina na página. "Quero alcançar o máximo de pessoas".