Samu promove Teste de Aptidão Física para novos motosocorristas
O serviço de motolância agiliza o atendimento de usuários em urgências e emergências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas iniciou, nesta quinta-feira (11), mais um curso de formação para os novos motosocorristas que vão atuar no serviço de motolância. As aulas teóricas serão realizadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central do Farol, em Maceió.
As aulas teóricas e práticas serão realizadas durante o mês de setembro e hoje os candidatos iniciaram a primeira etapa do curso: Teste de Aptidão Física (TAF), que ocorreu pela manhã no quartel do Exército Brasileiro, no bairro Farol, em Maceió.
Participam do teste, 24 profissionais, técnicos de enfermagem e enfermeiros, entre eles cinco são mulheres. O curso tem o objetivo principal de habilitar mais profissionais para que o Serviço de Motolância seja ampliado e possa prestar atendimento rápido à população, especialmente em lugares de difícil acesso e também nas rodovias, onde ocorrem os acidentes de trânsito com mais frequência.
“Eles participaram hoje do TAF e os classificados irão participar do curso”, destacou o enfermeiro e motosocorrista, João Henrique Alvoravel Cavalcante, do Serviço de Motolância, e um dos organizadores do curso.
O enfermeiro destacou também que os profissionais participarão de atividades teóricas e práticas para aprimorar a pilotagem com a motocicleta. “Ao final, serão avaliados sobre a teoria e a prática, e os que obtiverem a nota mínima exigida serão considerados aptos para atuar”, comentou.
“A formação de mais profissionais é fundamental para que o Samu tenha o suporte necessário que assegure o salvamento de mais vidas. São eles que chegam primeiro no local do acidente, dando suporte aos profissionais das ambulâncias, seja unidade básica ou avançada”, destacou a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana.
A atuação dos motosocorristas é baseada nas portarias 2.971/2008 e 1010/2012, do Ministério da Saúde. Durante este mês, além de aulas teóricas, os profissionais terão também aulas práticas com as motos.
“Os motosocorristas são fundamentais para o atendimento das urgências e emergências, porque são os primeiros a chegarem ao local do acidente, estabilizando o quadro clínico da vítima”, frisou o coordenador do NEP do Samu, médico Luiz Antonio Mansur Branco.

Veja também
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
