Samu promove Teste de Aptidão Física para novos motosocorristas
O serviço de motolância agiliza o atendimento de usuários em urgências e emergências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas iniciou, nesta quinta-feira (11), mais um curso de formação para os novos motosocorristas que vão atuar no serviço de motolância. As aulas teóricas serão realizadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central do Farol, em Maceió.
As aulas teóricas e práticas serão realizadas durante o mês de setembro e hoje os candidatos iniciaram a primeira etapa do curso: Teste de Aptidão Física (TAF), que ocorreu pela manhã no quartel do Exército Brasileiro, no bairro Farol, em Maceió.
Participam do teste, 24 profissionais, técnicos de enfermagem e enfermeiros, entre eles cinco são mulheres. O curso tem o objetivo principal de habilitar mais profissionais para que o Serviço de Motolância seja ampliado e possa prestar atendimento rápido à população, especialmente em lugares de difícil acesso e também nas rodovias, onde ocorrem os acidentes de trânsito com mais frequência.
“Eles participaram hoje do TAF e os classificados irão participar do curso”, destacou o enfermeiro e motosocorrista, João Henrique Alvoravel Cavalcante, do Serviço de Motolância, e um dos organizadores do curso.
O enfermeiro destacou também que os profissionais participarão de atividades teóricas e práticas para aprimorar a pilotagem com a motocicleta. “Ao final, serão avaliados sobre a teoria e a prática, e os que obtiverem a nota mínima exigida serão considerados aptos para atuar”, comentou.
“A formação de mais profissionais é fundamental para que o Samu tenha o suporte necessário que assegure o salvamento de mais vidas. São eles que chegam primeiro no local do acidente, dando suporte aos profissionais das ambulâncias, seja unidade básica ou avançada”, destacou a coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana.
A atuação dos motosocorristas é baseada nas portarias 2.971/2008 e 1010/2012, do Ministério da Saúde. Durante este mês, além de aulas teóricas, os profissionais terão também aulas práticas com as motos.
“Os motosocorristas são fundamentais para o atendimento das urgências e emergências, porque são os primeiros a chegarem ao local do acidente, estabilizando o quadro clínico da vítima”, frisou o coordenador do NEP do Samu, médico Luiz Antonio Mansur Branco.

Veja também
Últimas notícias
Deputado Daniel destaca fé e união durante encerramento da Festa da Padroeira de Arapiraca
Câmara aprova MP que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda
Câmara retoma trabalhos nesta terça com primeira sessão ordinária de 2026
Resultado da 1ª chamada do Prouni é divulgado; saiba como conferir
Fé e tradição marcam encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho
Alfredo Gaspar pede convocação de Lulinha e quebra de sigilos na CPMI do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
