Violência: AL instala central para atender mulheres
O Governo do Estado entrega nesta quinta-feira (27) a Central Integrada de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Rede Mulher. No evento, que ocorre a partir das 9 horas no auditório Aquatune, no Palácio República dos Palmares, também serão inauguradas simbolicamente as casas abrigo de Maceió e Arapiraca.
A ação faz parte das atividades do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e das ações estruturantes do "Programa Alagoas Tem Pressa!".
O ato é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) e integra ainda a programação da Campanha dos 16 Dias de Ativismo elaborada pela Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas, que teve início no dia 20, Dia da Consciência Negra. O evento se estenderá até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A Rede Integrada de Atendimento à Mulher em Situação de Violência foi concretizada através do Projeto "Informatizar para Fortalecer a Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência", em convênio com a Secretaria de Políticas para a Mulher da Presidência da República – SPM/PR.
A Rede tem por objetivo ampliar, de modo significativo, a integração e a comunicação entre os entes que compõem a rede especializada de atendimento à mulher em situação de violência de Alagoas, através de uma solução de Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC, gerando uma base de dados estadual centralizada, que servirá para a elaboração de políticas públicas para as mulheres mais efetivas.
Já as casas abrigo são locais seguros que oferecem abrigo protegido e atendimento integral a mulheres em situação violência doméstica sob risco iminente de morte. Constitui um serviço de caráter sigiloso e temporário, no qual as usuárias poderão permanecer por período determinado durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas.
O atendimento deve pautar-se no questionamento das relações desiguais de gênero, que legitimam a violência contra as mulheres. Vale ressaltar que o serviço de Casa-Abrigo deverá atender exclusivamente mulheres em situação de violência doméstica. O projeto foi viabilizado através de convênio do com a Secretaria de Políticas para a Mulher da Presidência da República – SPM/PR.
Últimas notícias
Conexão Geek reúne fãs da cultura pop em Arapiraca; atrações variadas e entrada gratuita marcam o evento
Feirão Limpa Nome acontece nos dias 4 e 5 no Calçadão do Centro
Desembargador Fábio Bittencourt assume Governo de Alagoas durante licença de Paulo Dantas
Vídeo mostra momento em que carro invade faixa e atinge corredora na orla de Ponta Verde
Lucas Faxineiro e Matheus Lucas encontram famosos em Las Vegas
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
